terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Marley & Eu


Vendo esse filme tive a impressão de que ele só pode ter sido feito por alguém extremamente deprimido. Só uma pessoa muito triste e solitária acharia graça num retrato tão banal de personagens tão banais. Alguém tão desconectado da vida que seria capaz de se emocionar só de observar um vizinho regando o quintal. O filme conta a história de um casal de jornalistas (Jennifer Aniston, ainda linda, e Owen Wilson, em seu primeiro filme depois do suicídio) que compra um cão que supostamente irá transformar suas vidas. De fato ele faz isso - acabando com a paz da família, destruindo a casa, sujando o jardim, e assim por diante. Eles o chamam de "o pior cão do mundo". Se o filme tivesse realmente tentado criar o pior cão do mundo, talvez ele tivesse alguma graça. Mas Marley é apenas levado, como a maioria dos cães. Um animal inconveniente.

O filme sofre de uma enorme falta de foco intelectual. Há várias cenas desnecessárias que fogem do propósito do filme, como a passagem de tempo narrada por Owen Wilson (que na maior parte não tem nada a ver com o cachorro), a cena de sexo com as imagens religiosas, a vizinha que é esfaqueada, a festa surpresa com os convidados contratados (quem inventou isso?!?!). E praticamente não há risadas (a não ser que um close desnecessário nas fezes de um cachorro te faça rir). No final há um texto ressentido que tenta nos convencer que os cães são criaturas nobres e até superiores aos homens. Não tenho nada contra cachorro, mas sempre achei que pessoas muito apegadas a eles são emocionalmente desequilibradas.

Marley & Me (EUA, 2008, David Frankel)

INDICADO PARA: Dog freaks.

NOTA: 4.0

2 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo isso que escreveu.

Caio Amaral disse...

Ok, em respeito às pessoas muito apegadas a cachorros e que além disso são normais, vou explicar o que entendo por "muito apegadas".

1) Quem tem mais apego pelo cachorro do que por amigos e familiares.

2) Quem dorme com o cachorro, dá beijo na boca, etc.

3) Quem não sabe lidar com o fato que o cachorro irá morrer eventualmente.

4) Quem deixa de viajar ou aproveitar a vida por causa do cachorro.

5) Quem conversa sozinho com o cachorro.

6) Quem está em mais de 3 comunidades no orkut que contenham a palavra "cachorro".