sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Leitor


Terceiro filme de Stephen Daldry - ele fez antes "Billy Elliot" e "As Horas", e é provavelmente o único diretor indicado ao Oscar por 100% de seus filmes (se você desconsiderar Jerome Robbins, que co-dirigiu "West Side Story" mas fez apenas este). Seguindo a fórmula de Daldry (drama de época + assuntos polêmicos + grandes performances femininas), o filme mostra o relacionamento entre um adolescente e uma mulher mais velha na Alemanha no final da Segunda Guerra.

O filme começa muito bem. Tão bem aliás que eu precisava ir ao banheiro durante a sessão e simplesmente não conseguia escolher uma cena que me parecesse desnecessária! O roteiro é cheio de mistério, de surpresas... No entanto ele perde um pouco da força no terceiro ato. Os anos passam, os personagens se tornam distantes, e a história toma um rumo que frustra um pouco a platéia. Um dos problemas é que falta um personagem central no filme (basta ver a confusão que foi decidir se a Kate Winslet era atriz principal ou coadjuvante nos prêmios). Ela é a figura central da história, mas não vemos o filme pelos olhos dela. É uma mulher misteriosa, com um passado oculto, um pouco como a Meryl Streep em "A Escolha de Sofia" - mas naquele filme, quem narrava a história inteira era o vizinho. Aqui, a história também não é sobre o adolescente. Ou seja, a gente sai da sessão sentindo que não viveu o drama de ninguém completamente. Compensando isso tudo, o filme tem várias cenas memoráveis e até comoventes (em especial uma na prisão envolvendo uma máquina de escrever). Kate Winslet dá outro show, apesar de ser prejudicada no final por uma maquiagem não muito convincente (ainda acho ela bem superior em "Foi Apenas um Sonho").

Mas diferente de "Dúvida", que propõe uma discussão moral vazia que nunca decola, a força desse filme está em seu conteúdo, na complexidade dos personagens, nas escolhas que eles fazem e na forma como a gente é forçado a pensar constantemente.

Indicado a 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia.

The Reader (EUA/ALE, 2008, Stephen Daldry)

INDICADO PARA: Quem gostou de "A Escolha de Sofia", "O Paciente Inglês"...

NOTA: 8.0

Um comentário:

Anônimo disse...

Li uma reportagem acabando com Stephen Daldry. Eu adoro a direção dele. Acho que a fórmula comentada por vc funciona, independentemente de ser apelação ou não. O enredo e os conflitos são intensos, mas realmente a falta de identidade com a personagem principal (que se confunde) atrapalha um pouco. Sou fã da Kate (e ainda não vi R. Road), mas esse ano vou torcer para Meryl (sim, eu torço. Acompanho o Oscar desde que me conheço por gente e torço muito. rs!) A maior gafe foi realmente a maquiagem. Há muitos anos não via algo tão evidente e phony e no mesmo ano de Benjamim Button fica inadmissível. Achei o David Kross ótimo! Especialmente pelas mudanças com o amadurecimeto. Gostei do filme e me emocionei (as expected tendo em vista minha segunda frase).