terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira 13


Sou fã de carteirinha de Jason e acho que a série original (principalmente os 3 primeiros filmes) estão entre as melhores coisas já feitas no gênero slasher. Ele é meu vilão favorito, mais que Freddy Krueger, Michael Myers, Leatherface... Tem algo a respeito daquela floresta, do Camp Crystal Lake, do lago, que é simplesmente mágico e faz qualquer Sexta-Feira 13 ser no mínimo agradável. O mesmo se aplica a esse remake, que no fundo é um apanhado dos 3 primeiros - lembre-se que no 1 quem mata não é o Jason e sim sua mãe; no 2 a série tem uma reviravolta sobrenatural e Jason começa a matar, mas ainda usando um saco na cabeça; só no 3 ele encontra a icônica máscara de hockey.

Depois da parte 9 (o pior de todos, lançado em 1993), a série perdeu completamente o rumo - foi ressuscitada em 2001 com "Jason X", que se passava no século 25 e no espaço! Depois veio "Freddy vs. Jason" que apesar de divertido, era mais uma piada do que um novo episódio. Agora resolveram esquecer tudo e recomeçar do zero. O resultado é melhor do que se poderia esperar (o filme é produzido por Sean S. Cunningham, diretor do primeiro, e faturou 45 milhões em sua estréia nos EUA - a maior estréia da história para um filme do gênero), mas ainda não se compara aos originais. A produção é bonita, a atmosfera está certa, mas os personagens não são mais os mesmos. Parece uma festa de modelos, a gente não consegue se importar por ninguém. Num slasher, onde existe muito pouca história, 80% do filme é personagem... Se você não tem um grupo interessante de personagens, realmente não sobra muita coisa.

Friday the 13th (EUA, 2009, Marcus Nispel)

INDICADO PARA: Fãs de terror cansados de torture-porn como "Jogos Mortais", etc.

NOTA: 6.0

Um comentário:

Tiffany Noélli disse...

Achei esse Sexta-Feira realmente um terror! Deu medo, de tanta bobagem... Como eles conseguiram perder o rumo com um filme tão bom! Eu tbm prefiro os antigos...