quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia dos Namorados Macabro


Mais um remake de um filme de terror dos anos 80; o original saiu em 1981 e costumava passar no SBT no dia dos namorados. A história se passava numa cidadezinha mineradora que era aterrorizada por um serial killer no dia de São Valentim. O assassino usava roupa de minerador e arrancava o coração das vítimas com uma picareta (!).

Sou contra, mas até entendo o interesse comercial em refilmar slashers como "Sexta-Feira 13" e "Halloween". A onda pegou, e agora estão refilmado até filmes menos conhecidos como este. E eu me pergunto: não seria mais fácil inventar uma história nova, mais adequada aos tempos atuais? Afinal, o material original não era exatamente Shakespeare. Slasher é um gênero relativamente simples de se escrever; será que a criatividade anda tão em baixa assim? Seria como se refilmassem "Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado" em 2025! Enfim, a novidade aqui é que o filme foi rodado em 3D, o que melhora consideravelmente a experiência. Fora isso, não há muito o que destacar. Só fico contente de ver que estamos saindo da era "Jogos Mortais" e voltando pro velho terror de máscaras e sustos.

Um detalhe curioso é que ainda não inventaram uma maneira eficiente de legendar filmes 3D sem arruinar parcialmente a experiência visual - se a legenda fica dentro da imagem (como letras "flutuando" na tela), o ajuste constante de foco cansa o olho do espectador e causa tontura. Se a legenda é projetada abaixo da tela por exemplo, fora da imagem, tira parte da sensação do 3D. Portanto, todos os filmes tridimensionais estão sendo lançados em cópias dubladas.

INDICADO PARA: Fãs do velho terror. Quem gostou do novo "Sexta-Feira 13".

My Bloody Valentine (EUA, 2009, Patrick Lussier)

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: