quarta-feira, 25 de março de 2009

Gran Torino


Clint Eastwood é um dos grandes ícones do cinema. Ele já dirigiu mais de 30 filmes, atuou em mais de 40, já ganhou 5 Oscars, e agora beirando os 80 anos ele se dirige em "Gran Torino", o filme de maior bilheteria de toda sua carreira (só nos EUA o filme faturou 143 milhões de dólares!). Ele é um astro, uma lenda, e a prova de que o verdadeiro artista apenas melhora com o tempo.

No filme ele faz um veterano da guerra da Coréia que acabou de perder a esposa. Ele é durão, racista, solitário (um tipo muito comparado a Dirty Harry, seu personagem mais famoso), e acaba se envolvendo com uma família de vizinhos asiáticos que está sendo ameaçada por uma gangue. O filme se desenrola mais ou menos como uma história de vingança, mas é no fundo uma história sobre caráter, força, redenção, que ninguém melhor que o Clint para representar. É sem dúvida um dos melhores filmes de sua carreira, e um dos melhores de 2008 (tive inclusive que fazer uma alteração no meu TOP 10!).

Clint anunciou que este seria seu último filme como ator (agora ele está dirigindo a biografia de Nelson Mandela com o Morgan Freeman). Uma pena, pois ele é uma das figuras mais queridas do cinema e é sempre um prazer vê-lo em cena. É como o Woody Allen ou o Mick Jagger. A gente não repara mais na idade, suas personalidades transcendem o corpo e o tempo.

INDICADO PARA: Todos. Quem gosta do estilo econômico de Clint ("Menina de Ouro", "Os Imperdoáveis"). Quem gostou de "Valente" com a Jodie Foster.

Gran Torino (EUA, 2008, Clint Eastwood)

NOTA: 8.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Caio, não te incomoda o ato de altruísmo do Clint no final do filme? O herói se sacrificando e tudo mais? Você que sempre critica esse tipo de coisa.

Caio Amaral disse...

Nesse caso não me incomodou não.. foi praticamente uma desculpa pra suicídio aquilo.. desde o começo do filme ele não vê graça em viver.. perdeu a esposa, está no fim da vida, doente.. viveu culpado por ter matado o oriental na guerra.. ele usa a situação com o garoto pra "resolver" seus problemas pessoais e acertar as contas com o passado.