quinta-feira, 28 de maio de 2009

Uma Noite no Museu 2


Li a crítica do Rubens Ewald antes de assistir o filme onde ele dizia que este era melhor que o primeiro pois o roteiro era mais redondo, havia soluções melhores, etc. Estranhei porque os críticos americanos estavam falando o contrário. Daí lembrei algo importante - eu e o Rubens não concordamos em nada quando o assunto é humor! E o primeiro "Uma Noite no Museu" só funcionou porque havia 2 ou 3 piadas realmente fantásticas (como a da índia lendo marcas de pneu na neve). O resto era bobagem; a premissa já é tão bobinha que uma trama mais elaborada não faria nenhuma diferença. Mas o Rubens provavelmente nem ligou pras 2 ou 3 piadas que eu falei; julgou o filme mais pela aventura.

O filme é apenas uma sucessão de gags e sacadas mais ou menos criativas envolvendo os elementos do museu. Não há de fato um enredo, e os conflitos são banais - a situação mais dramática é quando Owen Wilson (em miniatura) é colocado dentro de uma ampulheta pelo vilão (a idéia é que quando o tempo se esgotar ele irá morrer soterrado; o que não faz sentido, pois nenhum lado de qualquer ampulheta fica completamente cheio de areia, ele iria continuar respirando o ar do outro lado do vidro, só que com areia até o pescoço!). Isso é só pra demonstrar que a qualidade de idéias aqui é meio fraca (há uma piada completamente inapropriada quando Ben Stiller troca tapas com um macaco - "bater no macaco" é uma gíria pra masturbação em inglês!). Ou seja, é tudo tão casual e desnecessário que o filme não funciona nem como uma diversão acéfala do tipo "A Lenda do Tesouro Perdido". A única coisa boa no filme inteiro é Amy Adams ("Encantada") como a aviadora Amelia Earhart - uma participação inspirada que apenas confirma o talento dela. Enfim, se for levar as crianças, compre bastante coisa pra comer durante a sessão.

Night at the Museum 2: Battle of the Smithsonian (EUA/CAN, 2009, Shawn Levy)

INDICADO PARA: Crianças apenas.

NOTA: 4.5

5 comentários:

Anônimo disse...

Redondo mesmo, nesse filme, só o bumbum da Amy Adams, que quase estourou as calças apertadas demais daquele uniforme de aviação.
https://www.youtube.com/watch?v=wIuHgc0KQlc

A verdadeira Amelia Earhart não se vestia assim:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/06/filmagem-de-aviadora-amelia-earhart-surge-80-anos-apos-desaparecimento.html

Caio Amaral disse...

Kkkk... nunca tinha reparado neste ângulo da Amy Adams :-P

Anônimo disse...

Esse filme foi lançado há apenas onze anos e agora parece um produto de outra era. Na Hollywood de hoje ninguém poria o General Custer ou mesmo Teddy Roosevelt do lado dos mocinhos, mesmo como figuras cômicas.
Pedro.

Caio Amaral disse...

Hehe, teria que se passar num museu de arte contemporânea agora..

Anônimo disse...

É a pura verdade.
Pedro.