segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Terror na Antártida


Nunca tinha ouvido falar nesse filme, mas fiquei imediatamente atraído pelo título e fui ver logo na estréia. O que me levou a uma frustração: não há aliens! Pior, não há monstros de qualquer espécie!! Não sei se é vício de ver clássicos como O Monstro do Ártico, de 1951... O título original "Whiteout" se refere a uma tempestade na neve onde não se pode enxergar a um palmo de distância. O filme foi baseado numa história em quadrinhos e é no fundo apenas um filme policial se passado na Antártida; de terror não há nada. Bom, exceto uma cena envolvendo a mão esquerda de Kate Beckinsale que está entre as mais inesperadas dos últimos tempos. Ela por sinal está bem, bonita mas de uma maneira humana, não Megan-Fox.

Tirando isso o filme é surpreendentemente bem feito. Já tinha reparado em A Senha: Swordfish que Dominic Sena não é um diretorzinho qualquer. Logo no primeiro minuto você já saca que está vendo um filme diferente, que pelo menos se leva a sério. Ele sabe construir atmosfera, introduzir personagens, plantar idéias, etc. No geral os cineastas novos são tão ruins que quando eu vejo um que pelo menos entende que existe uma gramática eu já fico feliz. Por outro lado o filme foi um fracasso total de bilheteria. De repente o público não liga muito pra isso. Mas eu ainda acho que o que faltou foram aliens!

Whiteout (EUA/CAN/FRA, 2009, Dominic Sena)

INDICADO PARA: Quem sente falta do clima daqueles suspenses dos anos 90 do tipo Risco Total ou O Fugitivo.

NOTA: 6.5

2 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Como aqui onde moro, ñ chegou o filme no cinema de Alfenas, baixei ele aqui! E o pior q ainda ñ tem legenda em português na net inteira, por isso ñ assisti :( Se vc achar por aí, por acaso, por favor me fala. Ah, e amei o look moderninho de cinéfila, da Monalisa! ;)

Caio Amaral disse...

Não sou muito bom pra achar legendas na net tb... Mas se achar acho que vale a pena... O filme é simples, mas tem uma atmosfera bem interessante!