quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Preciosa - Uma História de Esperança


Pequeno conto sobre a opressão, baseado num livro chamado Push (o filme também ia se chamar Push, mas resolveram mudar tudo pra que as pessoas não o confundissem com aquele filme de ação com a Dakota Fanning). O filme conta a história de uma menina de 16 anos (chamada ironicamente de Precious), analfabeta, negra e obesa, que além de tudo é mãe de 2 crianças que ela teve com o próprio pai, que abusava dela desde pequena e ainda com o consentimento da mãe! Apesar do tema não ser dos mais divertidos, o filme não é tão barra pesada assim quanto soa... Não é nenhum Dançando no Escuro. É uma história de esperança, às vezes até bem humorada. O que acaba sendo um dos problemas do filme - a falta de tom. O filme é cheio de sequências de sonho, onde Precious se imagina como uma cantora famosa ou uma atriz na estréia de um filme. Essas cenas deveriam servir pra nos comover, mostrando que mesmo nas condições mais desfavoráveis as pessoas ainda sonham e são otimistas. Mas como as cenas são feitas de maneira cômica, exagerada, o filme sai dos trilhos e parece mudar o foco de repente, tirando sarro da personagem principal, como se o tema da história fosse o sonho americano e seu lado negro.

Problemas de direção à parte, o roteiro também não é lá grandes coisas. É um filme pequeno, honesto, cujo maior mérito são as interpretações. Mo'Nique, a comediante que interpreta a mãe de Precious, é um dos personagens mais perturbados dos últimos tempos. Ela dá um show e deverá levar o Oscar de Atriz Coadjuvante. A principal, Gaborey Sidibe em seu primeiro papel no cinema, também está ótima apesar de muitas vezes não parecer estar interpretando. Mariah Carey segura bem, mas ainda não me convenceu que pode ser boa atriz. Suas cenas são muito editadas, vemos apenas tomadas curtas de seu rosto.

Tyler Perry e Oprah Winfrey aparecem como Produtores Executivos, mas na verdade eles só se associaram ao filme depois que ele já estava pronto, ajudando a financiar a divulgação.

Indicado a 6 Oscars: Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Edição, Atriz (Sidibe) e Atriz Coadjuvante (Mo'Nique).

Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (EUA, 2009, Lee Daniels)

INDICADO PARA: Quem gostou de Terra de Sonhos, Monster - Desejo Assassino, etc. AMIGOS: Henry, Manoela A, Márcio L, Marlene, Oghan, Thiago P.

NOTA: 6.0

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo, mas daria nota 4,5...

Caio Amaral disse...

Ed!! Meu critério é assim: costumo dar 5.0 pra filmes que me deixam neutros. Aqueles que não agradam nem desagradam. 4.5 eu daria pra um filme do qual eu saísse da sala pior do que eu entrei... rssss. Precious apesar de não ser grande coisa ainda acho que me acrescentou algo. Passe mais aqui!

Anônimo disse...

Achei muito fraco esse filme. ficava rindo praticamente o tempo todo. Mas, nota 6 eh justo.
carpe diem.