quarta-feira, 24 de março de 2010

O Livro de Eli


Provavelmente não teria visto esse filme se não fosse por Denzel Washington - não que ele seja meu ator favorito, mas sua presença geralmente indica que o filme não é qualquer lixo. E não é - o filme é bem dirigido, tem um visual impressionante (meio desbotado, com enquadramentos e paisagens incríveis) e um som impecável (a trilha tem um tema melódico super dramático que lembra Vangelis, Top Gun e outras coisas dos anos 80). Pena que essas qualidades estejam perdidas num roteiro fraco, inverossímil, e que não sabe muito bem o que quer ser.

É uma espécie de faroeste/road movie pós-apocalíptico no estilo Mad Max e Eu Sou a Lenda, onde Denzel Washington caminha solitário em direção ao oeste se alimentando de gatos e coisas piores e lutando contra gangues armadas que querem saquear água e até comer as vítimas (acho estranha essa escassez de alimento quando parece haver uma abundância de munição para as armas!). Ele carrega um livro raro e precioso que um bandido (Gary Oldman) quer por as mãos de qualquer jeito (o conteúdo desse livro ficamos sabendo só mais pro final - só digo que quando o filme terminou eu fiquei pensando "será que é pra eu ficar feliz que ele salvou isso?").

O problema do filme é que ele não serve pra nada: não é nem um entretenimento pop feito Mad Max, nem tem a profundidade de um Blade Runner - O Caçador de Andróides. É um filme violento, sem humor, com uma mensagem questionável, que acaba se destacando apenas pelo lado técnico. Mas pelo menos tem originalidade e não é chato. E Denzel Washington cortando cabeças não é algo que se vê todos os dias...

The Book of Eli (EUA, 2010, The Hughes Brothers)

INDICADO PARA: Quem gostou de O Exterminador do Futuro - A Salvação ou da série Resident Evil. AMIGOS: ???

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: