domingo, 21 de março de 2010

O Segredo dos Seus Olhos


Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (segundo Oscar da Argentina, que ganhou em 85 com A História Oficial), dirigido por Juan José Campanella, o sentimental diretor de O Filho da Noiva (que também estrelava Ricardo Darín). O filme conta a história de um policial aposentado que está escrevendo um livro sobre um crime cometido anos antes. O filme tem uma roupagem de policial, mas no fundo é um drama romântico que foca mais nos relacionamentos e nos personagens envolvidos.

O filme tem uma estrutura estranha, pois todas as cenas boas estão mais pro fim. A primeira hora é um tédio mortal - tudo o que vemos são fotografias de pessoas conversando. Daí vem uma cena brilhante na delegacia onde um suspeito de assassinato é manipulado por uma mulher (não vou revelar detalhes, só digo que a cena termina com um close num órgão genital), depois vêm outra cena boa, mais outra, e ele ainda consegue te faz chorar! Mas nem tudo é tão genial assim - tem uma cena de ação durante um jogo de futebol que apesar de ser tecnicamente impressionante (até agora não sei como foi feita; fiquei mais intrigado do que em Avatar inteiro), é desnecessária e mal escrita... Parece uma sequência excluída da trilogia Bourne. De qualquer forma é um filme respeitável, satisfatório, e que quebra um pouco minha teoria de que já se pode saber a nota de um filme logo nos primeiros minutos.

Com 3 milhões de espectadores, é o filme Argentino mais visto desde 1983.

El secreto de sus ojos (ARG/ESP, 2009, Juan José Campanella)

INDICADO PARA: Quem gosta do cinema argentino mais comercial; Plata Quemada, Nove Rainhas, O Filho da Noiva..

NOTA: 7.0

2 comentários:

Fabio Rockenbach disse...

Campanella é apenas uma prova viva e ambulante de uma certa precariedade de temas - não de talentos - de uma filmografia brasileira viciada, que não consegue se libertar. Aqui ao lado, na Argentina, a gente poderia ter um exemplo para mirar - se Globo Filmes da vida não tornarem nosso cinema uma cópia da parte ruim do cinema de consumo americano.

Thiago P. disse...

Acertou de novo! A cena do estádio é memorável... Um dos maiores e melhores plano-sequencias que eu ja vi. A historia é muito emocionante, dificil não chorar e se emocionar. Lembra um pouco Up - Altas aventuras, mas um pouco mais realista.