sábado, 24 de abril de 2010

Alice no País das Maravilhas


Não sou nenhum grande fã de Tim Burton. Ele é excelente criador de cenários e imagens, mas como cineasta acho apenas eficiente. Seus filmes são cheios de personagens diferentes, bizarros, o que leva muitas pessoas a acreditarem que os filmes em si são diferentes e bizarros, quando na verdade são bastante convencionais. A união de Burton com Alice no País das Maravilhas (que a primeira vista parece ideal, pois Alice é o mais estranho dos clássicos da Disney) portanto, não é tão inteligente assim. Acabou gerando um filme que parece ainda menos ousado e assustador que o desenho de 1951. Na verdade nem é Alice no País das Maravilhas e sim uma espécie de continuação, com Alice já adolescente retornando a Wonderland. Acho que eles podiam ter colocado um outro título pelo menos - daria menos dinheiro mas evitaria frustrações.

Não sei o que veio antes, mas pra mim Alice é uma história prima de O Mágico de Oz. Mas enquanto Oz traz uma mensagem universal (Dorothy faz amizades e aprende a valorizar seu lar e sua família), este filme parece não querer dizer nada. Qual o significado do filme? O que Alice aprende em sua aventura? Antes de cair no buraco ela já era uma menina rebelde, independente, segura. Já não queria aquele casamento arranjado. Quando volta, só está um pouco mais impaciente e resolvida. Mas mais por cansaço mesmo, não por amadurecimento... Nada do que ela viveu em Wonderland tem qualquer relação com seus conflitos pessoais. A garota fica o filme todo vagando à toa numa aventura banal, vazia, sem grandes medos ou desejos, achando que tudo não passa de um sonho (está mais pra um novo Labirinto).

Além disso o roteiro é confuso, indefinido... Por exemplo, em que momento foi dito que Alice tinha que beber o sangue do dragão pra poder voltar pra casa? E as coisas que aparecem na vida real no começo do filme (como a lagarta azul no ombro do noivo); o que isso quer dizer? Que o que acontece depois não passa de um sonho? Mas esse não é o sonho que Alice afirma ter todos os dias desde criança? Então ela deveria se lembrar de Wonderland!

Do elenco, a que melhor se sai é Helena Bonham Carter (esposa de Burton) como a rainha de Copas. A protagonista a gente quase não nota. Anne Hathaway, além de horrorosa, está equivocada no papel achando que está numa paródia. Johnny Depp consegue criar um novo personagem excêntrico, não tão carismático como seu Jack Sparrow (ou mesmo Willy Wonka), mas ainda interessante. Pena que ele termine o filme num anticlímax, fazendo uma dancinha ridícula que arruina toda a performance.

Enfim, achei o filme pouco emocionante, banal. Estranhamente, fica a lembrança de um lugar cinza e sem magia... Não há nenhuma cena espetacular... Nem a direção de arte é grande coisa (o castelo da rainha chega a ser feio por fora). Talvez tudo tenha sido um pouco ofuscado pela memória recente de Avatar.

Alice in Wonderland (EUA, 2010, Tim Burton)

INDICADO PARA: Quem gosta de As Crônicas de Nárnia, Harry Potter ou filmes de Burton como A Noiva Cadáver e Sweeney Todd. AMIGOS: ??? Tá difícil hein...

NOTA: 6.0

4 comentários:

lcattapreta disse...

"Acho que eles podiam ter colocado um outro título pelo menos - daria menos dinheiro mas evitaria frustrações."

Nossa, eu que podia ter lido isso antes de ver o filme ontem! Ia evitar a minha frustração.

Pra mim o filme é primo do "A volta do Capitão Gancho".
Fora que eu odeio filmes em que desde o começo vc tem que matar um dragão e no final... vc mata um dragão.

E eu não entendi também: se ela tinha o sonho sempre, como que ela só tinha estado lá de criança?

Me lembrou muito Crônicas de Nárnia (que eu não gostei)

beijo!

Tiffany Noélli disse...

Esses filmes de fantasia, sempre acabo gostando... Alice é uma história encantadora, lembro q vi tanto aquele desenho da Disney, q devo ter furado o VHS, rsrs... Bons tempos! Eu gostei da adaptação do Tim burton, mas como sou fanzona do Johnny Depp, acho q ele carregou o filme nas costas... O final que ele conversa com ela, eu tbm achei fofo... Bjssss ;)

Caio Amaral disse...

Oi Laura!! Ah, "Hook" pode não ser grande coisa mas ainda tem magia e emoção... Esse Alice é tão frio... Está mais pra um Narnia mesmo. O lance dela ter estado lá criança / foi tudo um sonho... Foi meio mal escrito mesmo. Beijo!!

Caio Amaral disse...

Tiff... Adoro o gênero como vc já deve saber... Ou seja, não é que achei o filme desagradável, que preferia não ter visto... Pelo contrário - justamente por gostar tanto e esperar muito desse tipo de filme é que eu acabei não me impressionando. Bjs!