segunda-feira, 19 de abril de 2010

Zona Verde


Mais um filme sobre a Guerra do Iraque, agora de Paul Greengrass (diretor do genial Vôo United 93). Este foca na questão das armas de destruição em massas que o Iraque supostamente possuía, quando na verdade foi tudo uma invenção dos EUA que precisavam de uma desculpa qualquer pra invadir o país.

Não sou a melhor pessoa pra falar desse filme pois não tenho muito interesse em guerra e política - e Zona Verde é apenas sobre isso. O filme não funciona em outros níveis (até enfiaram um monte de cena de ação no meio da história pra ver se o filme ficava mais comercial, mas o público não comprou). O problema é que o filme é absolutamente impessoal - não dá pra se identificar com nada nem ninguém. Quando um filme tem uma dimensão mais humana, bons personagens, ele pode ser sobre o assunto que for. Frequentemente cito Frost/Nixon como um filme bem sucedido nesse sentido, mas existem vários outros (até Guerra ao Terror que eu não acho grande coisa consegue um diálogo mais próximo com o espectador). Zona Verde é uma matéria de jornal de 100 milhões de dólares estrelando Matt Damon. Infelizmente, a matéria está em um caderno que eu não leio (eu e muita gente, o filme só faturou US$34 milhões nos Estados Unidos).

Green Zone (FRA/EUA/ESP/ING, 2010, Paul Greengrass)

INDICADO PARA: Quem gostou de Syriana, Rede de Mentiras, O Reino, Falcão Negro em Perigo, etc. AMIGOS: ???

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: