segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sex and the City 2


Acho difícil falar desse filme porque não sou muito ligado em moda, casamentos, corpos, nem em dinheiro, e os responsáveis pelo filme parecem ter certeza de que isso é tudo o que a platéia quer. Não que eu estivesse esperando um filme pretensioso e intelectual - eu sou o maior defensor do entretenimento e do escapismo. Mas esse filme não é um verdadeiro entretenimento. É apenas um filme triste cheio de piadas. É o retrato de 4 mulheres infelizes e desesperadas que tentam conseguir um pouco de alegria gastando o dinheiro dos outros.

Sinceramente, não vi muita graça nem no figurino. Há algo de sinistro em alguém que se veste de maneira tão chamativa no dia a dia. O que elas querem, a atenção dos homens? A maioria ali é casada. Provocar inveja nas outras mulheres? Não sei, só não dá pra dizer que elas se vestem assim naturalmente; que são apreciadoras da moda. Há uma diferença grande entre elegância, bom gosto natural e essa vaidade estranha que passa mais a impressão de falsidade e insegurança (uma delas é tão perturbada que usa uma saia Valentino branca enquanto está cozinhando e cuidando de 2 crianças, e depois ainda fica brava com a filha por sujar a saia!). Pior ainda é a Carrie que quer passar uma imagem de intelectual, de mulher independente, mas quando ganha uma TV de plasma do marido entra em crise porque preferia uma jóia. Tudo isso seria OK em Legalmente Loira, mas não é o caso. Aliás, acho estranho o jeito que Carrie parece ser ignorante em relação ao cinema... No primeiro Sex, desliga a TV no ápice de Agora Seremos Felizes. Neste, se refere a "filmes em preto e branco" como alguém que nunca viu um. Não me parece o perfil de uma escritora consagrada que gosta de ler o The New Yorker.

Enfim, apesar de tudo o filme deve agradar o público alvo. Eu até que me diverti, principalmente com Kim Cattrall que é a mais honesta das 4 e tem alguns momentos ótimos.

Sex and the City 2 (EUA, 2010, Michael Patrick King)

Orçamento: US$ 100 milhões

Bilheteria atual: US$ 78 milhões

Nota do IMDb (público): 3.4

Nota do Metacritic (crítica: 2.8


INDICADO PARA: Quem não acharia ruim ler a Caras por 2 horas e 26 minutos.

NOTA: 6.0

2 comentários:

Danillo disse...

Eu amo a série, e gostei desse filme mais do que do primeiro, mas nunca vai ser a mesma coisa. Outra coisa, eu saí da sessão muito triste, quando me perguntam eu não sei dizer o porquê, uma melancolia. Bom, não sei porque tou escrevendo essas coisas aqui. Você gostava da série?
P.S.: Carrie tava muito chata, e tava tudo muito ostensivo, muita riqueza, minha gente, não gostei disso.

Caio Amaral disse...

Oi Danillo, nunca cheguei a ver a série por incrível que pareça. Então certamente vejo o filme com um olhar um pouco mais distanciado que você, sem aquele apego que vai se acumulando. Quanto à tristeza.. Pode ser que tenha ficado triste simplesmente porque gosta tanto das personagens que não queria que o filme acabasse! Rs. Eu me senti um pouco esgotado, mas pq parece que ele "tenta demais"... Quer ser uma grande experiência pro espectador, mas não tem tanto gás assim... Isso cansa a platéia. Carrie é incrível, só acho que o personagem nesse filme estava meio mal escrito... Percebi algumas incoerências. Abração!