quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kick Ass - Quebrando Tudo


Virou uma espécie de cult nos EUA essa adaptação dos quadrinhos sobre adolescentes absolutamente comuns que decidem virar super-heróis na vida real - usando fantasias, armas e tudo mais. O filme começa muito bem, com uma linguagem pop simpática, personagens gostáveis, mas vai se transformando em uma das coisas mais doentias eu vi nos últimos tempos. As contradições que eu apontei em Toy Story 3 parecem discretas perto violência grotesca e da má intenção explícita desse filme.

Mesmo do ponto de partida o filme já tem problemas. Ele começa como uma dessas comédias sobre garotos nerds, usando o tema de super-heróis mais pra tirar um sarro deles (de uma maneira inofensiva, no estilo Superbad e Napoleon Dynamite). A diferença é que um dos personagens (a única menina) realmente é uma super-heroína! Ela é capaz de saltar entre prédios, assassinar dezenas de homens sozinha, andar pelas paredes... Neste ponto o filme deixa de ser Superbad e passa a ser Hancock, um filme de super-heróis de verdade mas que não se leva muito a sério (quase que uma auto-paródia). Mas os problemas começam quando entra a violência no jogo e, de Hancock, o filme passa a querer ser Kill Bill, indo para Jogos Mortais, O Albergue, chegando finalmente a Faces da Morte.

Enquanto a primeira mistura de conceitos (nerds + humor + super-heróis) revela apenas uma pequena covardia da parte dos autores (que queriam de fato fazer um filme de super-heróis, só não tinham coragem de admitir isso e ir até o fim), a segunda (crianças + humor + terrorismo) demonstra confusão moral e sadismo. Não se trata da violência divertida e estilizada de Tarantino. É uma coisa meio repulsiva e sem graça; ter ao mesmo tempo a capacidade de retratar inocência e a maldade para destroçá-la na sua frente. Pra vocês entenderem do que eu estou falando, seria a mesma coisa que inserir uma cena de estupro grupal no meio de Friends.

Juro que não estou de má vontade, geralmente adoro choque e humor negro; mas isso é diferente. Tem alguma doença na cultura pop americana atualmente; assista Kick-Ass e veja o raio-X completo.

Kick-Ass (EUA/ING, 2010, Matthew Vaughn)

Orçamento: US$ 30 milhões
Bilheteria atual: US$ 95 milhões
Nota do IMDb (público): 8.2 (#156 no Top 250)
Nota do Metacritic (crítica): 6.6

INDICADO PARA: Criancinhas más.

NOTA: 5.0

3 comentários:

Bruno Sol disse...

Caio, antes de mais nada, gostaria de dizer que encontrei seu blog sem querer e estou o adorando!
Parabéns, ele é excelente!!
É um blog de grande nível cultural, fiquei impressionado com a quantidade de filmes, adorei suas listas de 'Os 10 melhores filmes' de cada gênero!

Inclusive jah o estou seguindo !! :D

Agora, falando em relação ao filme em questão:
Concordo em algo que disse sobre Kick-Ass...
Sim, ele é bastante violento!

No entanto, eu gostei bastante do filme!

Receio que você nunca ouviu falar da HQ, não é..
É uma das HQ's mais criativas que conheço!
É ousada, e desigual a tudo que já li!

A adaptação para os cinemas, de um diretor estreante, Matthew Vaughn, se aproxima muito dos quadrinhos, ao contrário das crescentes adaptações deturpadas de HQ's que Hollywood insiste em realizar.

Kick-Ass foge do estigma que estamos acostumados a ver quando acompanhamos filmes de super-herois. Sempre esperamos um vilão, algum desafio, um pouquinho de ação, e ponto. Sem entremeios.

Kick-ass ultrapassa esses limites!
Derriba todas as nossas esperanças fundadas nos herois, vilões ou moçinhas.
É uma história contada com piadas, sangue e pancadaria!
É um filme contraditório, muito, muito violento, e bastante divertido.
Sem falar na trilha sonora de primeira!
Enfim, um bom entretenimento pra acompanhar com amigos, pipoca e refri!
Sim, o filme poderia ter ido além, mas o que importa no final é que ele foi fiel a HQ.

Kick-Ass é uma surpresa!


Bom Caio, Essa é minha singela opinião sobre o longa.
Talvez porque eu tenha lido os quadrinhos.

Um abraço

Caio Amaral disse...

Olá Bruno, obrigado pelos comentários!

A descrição que vc dá do filme me faz pensar mais num filme do Tarantino, tipo "Kill Bill", que pra mim é bem diferente de "Kick-Ass". Em Kill Bill pra começar não existem pré-adolescentes fofinhos.. Ali são todos adultos e a maioria é bandido.. E além disso a violência é tão estilizada que fica parecendo mais um desenho animado.. Kick-Ass é sádico, quer mostrar violência física de maneira realista, tipo "O Albergue".

Realmente não conheço os quadrinhos.. Sem dúvida a violência lá não deve incomodar tanto. Abs!

Bruno Sol disse...

O que voce disse é verdade!
Entendi o que quis dizer quando citou "O Albergue"; um tipo de violência que chega a irritar..