quinta-feira, 22 de julho de 2010

Following - o primeiro filme de Christopher Nolan


Assisti ontem pela primeira vez Following - o primeiro longa de Christopher Nolan, já me preparando pra estréia de A Origem (a Ana Maria Bahiana comentou no blog dela que a "semente" de A Origem estava neste filme - fiquei curioso e resolvi pegar o DVD finalmente). O filme, de baixíssimo orçamento e em preto e branco, conta a história de um jovem escritor que sai pelas ruas seguindo estranhos, só pelo prazer de observar a vida dos outros (o filme foi feito em 1998; ainda não existiam redes sociais pra se fazer isso de casa). No processo ele conhece um ladrão e os dois começam a invadir casas juntos e a fazer alguns furtos.

Além da trama ser meio confusa e cheia de reviravoltas, o filme é contado em 3 tempos diferentes - só sabemos que mudou a linha do tempo porque muda o corte de cabelo do protagonista, a barba, ou surge um machucado em seu lábio superior. Ou seja, o filme também é a origem de Amnésia. A diferença é que em Amnésia, a não-linearidade da história estava justificada no conteúdo do filme, que contava a história de um homem que não consegue criar memórias recentes. Lá, havia todo um propósito em inverter a ordem dos fatos. Aqui, isso é apenas um truque de direção (se eu quero contar a história de um homem que vai até a padaria e compra cigarros, mas resolvo mostrar primeiro ele pagando pelos os cigarros, depois ele caminhando até a padaria, e finalmente ele em casa se dando conta de que acabaram os cigarros, a história não se transformará magicamente em algo mais profundo do que "homem compra cigarros").

O filme parte de uma boa premissa, mas logo se transforma em apenas um quebra-cabeça cinematográfico - um quebra-cabeça que, depois de montado, não forma uma figura particularmente interessante.

(ING, 1998, Christopher Nolan)

Nenhum comentário: