segunda-feira, 19 de julho de 2010

O que esperar de A Origem?


Essa semana estreou nos EUA A Origem, o novo filme do diretor e roteirista Christopher Nolan, autor de Amnésia, O Grande Truque e Batman - O Cavaleiro das Trevas. O filme faturou mais de US$ 60 milhões no fim de semana (ótimo para uma não-sequência), recebeu críticas eufóricas (tem gente falando em obra-prima, comparando o filme a 2001: Uma Odisséia no Espaço...) e já está em # 3 no ranking do IMDb dos melhores filmes de todos os tempos (dos 7 filmes que Nolan fez, apenas 2 não estão no top 250, tornando ele o diretor mais adorado da atualidade). Já tinha achado o trailer ótimo; agora então, posso dizer que é o filme mais aguardado do ano.

Ao mesmo tempo, estou com uma pulga atrás da orelha. Talvez por causa do próprio histórico de Nolan... Batman Begins, O Grande Truque, O Cavaleiro das Trevas - todos filmes exaltados pelo público e que eu considero superestimados, por razões parecidas. Enfim, vou ser otimista e esperar um novo Matrix - um thriller de primeira, cheio de idéias novas, efeitos espetaculares, e que será um marco na cultura pop. Mas meu lado chatinho também me prepara pra mais um desses filmes vigaristas que desarmam a platéia com 1 ou 2 sacadas inteligentes, reviravoltas confusas, e conseguem escapar sem mostrar nada de real valor. A hipótese de um novo 2001 por enquanto vamos deixar de lado...

4 comentários:

Anônimo disse...

Ate eu estou com vontade de ver depois dos comentários!!! Sera que vai ser animal?!??!

Laura Catta Preta disse...

eu não tinha visto o trailer!
esse filme tem cara daqueles "restauradores da fé", fora que eu adorei o grande truque e o batman.

já gostei do logo da warner no começo, podia ser só isso

Caio Amaral disse...

'Até eu' quem? Hehe.

Laura, esse lance de mudar o logo da Warner não é novidade né, mas é sempre uma idéia interessante (lembra o do Benjamin Button? Não fazia muito sentido mas era super bonito..). Enfim, vamos torcer pelo filme... Parece que o Nolan levou 8 anos pra escrever o roteiro! Se for qq coisa tão elaborada quanto Memento já vai valer, mesmo que só pelo prazer de seguir a trama, rss.

Laura Catta Preta disse...

não lembro do benjamin button...
:(

ah! tinha achado super pioneiro