domingo, 18 de julho de 2010

À Prova de Morte


Foi feito antes de Bastardos Inglórios, mas só saiu agora no Brasil este filme de Tarantino que nos EUA era exibido nos cinemas junto com Planeta Terror de Robert Rodriguez, numa sessão dupla intitulada Grindhouse. Ou seja, você ía ao cinema, pagava 1 único ingresso e assistia 2 filmes seguidos - ambos paródias (ou homenagens, como quiser) de filmes trash dos anos 70. A idéia se provou ousada demais pro público médio e os produtores resolveram lançar os filmes separados no exterior. Bom pra Tarantino, que "roubou" no jogo e fez um filme de verdade, ruim pra Rodriguez, que tinha nas mãos o que parecia mais um trailer de 1h40 - um filme de 1 piada só.

Já vi À Prova de Morte 3 vezes e sempre acho interessante como o filme começa como uma paródia, mas aos poucos vai ganhando autenticidade, vai mostrando seus próprios méritos, até que se torna um filme real, com um drama interessante pra plateia. Até num nível técnico isso fica evidente - o filme começa cheio de "falhas" e sujeiras na imagem, simulando um filme antigo, mas na parte final já está completamente limpo, com cara de filme novo. É brilhante pois é a única forma de manter o interesse do público por mais de 1 hora... A platéia precisa de um mínimo de vínculo com os personagens pra não perder a paciência. Paródias podem ser divertidas, mas só aguentam por um certo tempo (por isso filmes como Borat ou Kick-Ass ficam vazios e entediantes depois da primeira meia hora).

Death Proof (EUA, 2009, Quentin Tarantino)

Orçamento: US$ 67 milhões (Grindhouse)
Bilheteria: US$ 25 milhões (Grindhouse)

Nota do público (IMDb): 7.2

Nota da crítica (Metacritic): 7.7 (Grindhouse)


INDICADO PARA: Quem gostou de Kill Bill, O Albergue, e filmes cults e trash como Faster, Pussycat! Kill! Kill!, Ilsa - A Guardiã Perversa da SS, etc. E também pra fãs de carros (prepare-se para algumas das batidas e perseguições mais espetaculares do cinema). AMIGOS: Diego E, Givago, Tiffany, Thiago P, Mariana M, Rafa V, Laura, Fernando A, Saulo.

NOTA: 8.5

3 comentários:

Laura Catta Preta disse...

Nossa, mas a Laura gostou muito!
Eu vi os dois juntos na mostra em 2007: dormi no planeta terror e quase aplaudi de pé o a prova da morte.

É um filme que alimenta a sede de vingança que você nem sabia que tinha.

Laura Catta Preta disse...

O Thiago que me avisou dessa lista dos top, eu nem tinha visto.

Eu tento comentar logada, mas o blog não aceita e minha senha :(

Anônimo disse...

sua melhor review. o dvd tem umas cenas que nao estavam na versao do cinema. a parte da rosario dawson super empolgada pq eles tem french vogue eh maravilhosa rsrsrs.
carpe diem.