domingo, 26 de setembro de 2010

Gente Grande


Adam Sandler escreveu esta comédia e pretendia lançá-la no meio dos anos 90 com o ator Chris Farley no papel que ficou pra Kevin James. Com a morte trágica de Farley, a produção foi engavetada por mais de uma década. A história: 5 amigos de infância se reúnem depois de adultos (trazendo junto suas famílias) pra um fim de semana numa antiga casa de campo à beira de um lago. O motivo: jogar as cinzas do ex-treinador de basquete deles, que foi uma figura importante e uma espécie de mentor na infância.

Na saída do cinema, um amigo reclamou que não tinham conflitos no filme. Primeiro pensei - será que é mesmo necessário haver conflitos, no sentido dramatúrgico da coisa, numa comédia besteirol desse tipo? Ele mencionou Esqueceram de Mim, como exemplo de uma comédia que tem conflitos bem claros. Correto. Mas pra fazer um paralelo, este filme me lembra mais de Férias Frustradas. Em Férias Frustradas (que eu considero um dos melhores do gênero), a família quer apenas viajar e se divertir. Não há nenhum conflito básico na história. O "conflito" é que tudo vai dando errado. Aqui também. Eles querem apenas "sobreviver" ao feriado. A motivação dos personagens é a diversão. O "conflito" são os acidentes.


Mas depois me dei conta de que há sim um conflito básico na história - um pouco mais sutil e abstrato. Fica evidente logo no início do filme, quando Sandler se dá conta que seus filhos viraram monstrinhos mimados e neuróticos. Numa cena, um dos garotos pede chocolate quente "Godiva" para a empregada via mensagem de texto, pra não ter que interromper o video game (desses jogos que você sai metralhando as pessoas na rua). Eles perderam qualquer contato com o que Sandler costumava chamar de diversão em seu tempo de criança. Ou seja, a viagem se torna uma oportunidade pra Sandler resgatar os filhos de seus iPhones e mostrar como é que se fazia nos "bons e velhos tempos". Aí está o conflito, tão válido quanto qualquer outro.

O que não quer dizer que o filme seja uma obra-prima. Longe disso. Mas não há nenhum "defeito" essencial na história. Além disso, comédias têm que ser julgadas em termos de comédias, e as risadas são o maior critério. Meu amigo Rubens Ewald Filho falou mal do filme - concordo com ele no que diz respeito às piadas com pessoas idosas, que são de puro mau gosto. Mas ele diz em sua crítica "tudo seria perdoado se o filme fosse mais engraçado". Bem, qual a definição de "engraçado"? Pro meu senso de humor, o filme foi sim "engraçado" e, sob o mesmo critério, perdoei o resto.

Grown Ups (EUA, 2010, Dennis Dugan)

Orçamento: US$ 80 milhões
Bilheteria atual: US$ 250 milhões

Nota do público (IMDb): 5.8

Nota da crítica (Metacritic): 3.0

Assista o trailer

INDICADO PARA: Quem gostou de Motoqueiros Selvagens, Entrando Numa Fria, Se Beber, Não Case, Como Se Fosse a Primeira Vez, etc.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Eu gosto muito do Adam Sandler, e nesse filme ele só chamou amigos. Fora do set, ele deve ser legal tbm... Desde o começo do ano li dessa sinopse q ele escreveu. Quero muito ver! No cinema tá legendado? Nesse caso de comédia eu prefiro dublado, para entender as piadas, rsrs... Bjão ;)

Caio Amaral disse...

Achei bem divertido! Mas dublado??? Acho que comédia dublada é a pior coisa, até porque muitas das piadas em inglês são intraduzíveis, e você só entende comparando a legenda com o que realmente foi dito (Gente Grande tem várias dessas). Bjs!