quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Karate Kid


O título perdeu o sentido já que nesse remake o garoto aprende a lutar kung fu e não caratê. Por que será que mudaram? Porque kung fu está mais na moda? Provavelmente, afinal o filme tem toda uma preocupação em parecer contemporâneo, embora seja um filme absolutamente tradicional (na trilha sonora, ouve-se John Mayer, Justin Bieber, Lady Gaga, o que soa um pouco forçado). De qualquer forma, a mudança de caratê pra kung fu não incomoda pois a essência da história é a mesma.

Não lembro do original de 1984 com detalhes, mas deu pra perceber que não se trata de uma cópia, e sim de uma reinvenção do filme, conservando toda a espinha dorsal - as idéias principais, as cenas mais memoráveis, mas acrescentando elementos novos pra justificar a refilmagem. A principal novidade acho que é o próprio protagonista Jaden Smith, filho de Will Smith e Jada Pinkett Smith, que já nasceu ator e não há dúvidas de que será um astro (o filme, produzido pelos pais, certamente foi feito como um veículo para ele). Ele até faz um dueto com Justin Bieber na música tema. Gosto de Jackie Chan e acho que ele está adequado e contido no papel que foi de Pat Morita.

Não sou nenhum aficionado por filmes de esporte, mas confesso que choro em quase todos eles! É um ponto fraco meu. O filme é muito bem feito, com cara de produção antiga de estúdio (o que pra mim é um alívio; não aguento mais esse monte de filme querendo "revolucionar", diretores estreantes cheios de "novos" conceitos - saiba primeiro contar uma boa história, de apelo universal, à moda antiga, e depois vá fazer o que quiser). O filme se passa quase todo na China, o que acrescenta todo um valor turístico à produção (o visual é muito bonito - o fotógrafo é o mesmo de Fim de Caso e Chocolat, e mostra a China atual de uma maneira que eu ainda não tinha visto).

Embora previsível (como todo filme do gênero), a sequência final do torneio é muito bem planejada e o clímax funciona. As cenas de luta são bem coreogradas e registradas, entre as melhores que eu já vi - vamos torcer pra Shyamalan assistir a este filme antes que ele resolva fazer uma sequência pra O Último Mestre do Ar.

The Karate Kid (EUA, 2010, Harald Zwart)

Orçamento: US$ 40 milhões
Bilheteria atual: US$ 345 milhões
Nota do público (IMDb): 6.1
Nota da crítica (Metacritic): 6.1

INDICADO PARA: Quem gostou do original, Rocky - Um Lutador, Seabiscuit - Alma de Herói, À Procura da Felicidade, etc.

NOTA: 7.5

Um comentário:

Thiago P. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.