segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Nosso Lar


Não sou espírita nem vou ficar discutindo religião aqui. E mesmo se descobrissem que Chico Xavier era esquizofrênico e tirou tudo da própria imaginação, isso não iria interferir nos méritos do filme, que deveria ter regras e necessidades independentes. Eu não acredito em OVNIs mas adoro Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Não acredito em espíritos mas adoro Poltergeist. Não acredito em viagem no tempo mas adoro De Volta para o Futuro. Não acredito na Bíblia e NÃO gostei de A Paixão de Cristo. ACREDITO em cachorros mas não gostei de Marley & Eu. Ou seja, gostar ou não de um filme nada tem a ver com acreditar nas coisas que ele mostra.

Dito isso, Nosso Lar não chega a ser grande coisa como cinema, embora seja uma apresentação respeitável do espiritismo. Funciona mais como algo didático, ilustrativo, de interesse maior para aqueles que forem espíritas ou tiverem curiosidade no tema. A produção é ambiciosa, cheia de efeitos especiais, figurinos e cenários exóticos, etc... Mas isso não chega a acrescentar muito em termos de entretenimento para os não-espíritas, afinal brasileiro tem um mau gosto desgraçado pra essas coisas:

Ou seja, o filme é positivo, não faz mal a ninguém, mas não tem grandes méritos artísticos (gostei da trilha sonora do Phillip Glass, o compositor de As Horas). Pra quem acredita, será algo agradável sem dúvida, talvez até emocionante, que trará esperança, a noção de que o sofrimento é passageiro, de que o corpo é passageiro, de que a morte não é o fim, de que bens materiais são insignificantes, de que é necessário trabalhar, mesmo contra sua vontade (imagino que essas idéias todas devam ser muito reconfortantes pras pessoas, ainda mais para os doentes ou as de classes mais baixas, que provavelmente se revoltariam ainda mais se achassem que só existe essa única realidade). Para os outros, vale pra saber do que se trata.

(BRA, 2010, Wagner de Assis)

NOTA: 5.0

7 comentários:

Tiffany Noélli disse...

hahaha, gostei das comparações! Já eu acredito em OVNI, pq uma vez vi um no céu e de dia! Só q na época ñ tinha esse lance de câmera de celular para registrar. Eu tinha uns 13 anos. Quero ir ver "Nosso Lar", pq me interesso no assunto, deve lembrar a novela "A Viagem", q amei quando assisti. Bjsss p/vc! ;)

Caio Amaral disse...

Tiff, me expressei errado! Acredito SIM em OVNIs: Objetos Voadores Não Identificados. Pra ser, OVNI basta estar voando e você não saber o que é. O que eu NÃO acredito é que OVNIs são seres extraterrestres, rsss. Adorava "A Viagem"... Aquele tema de abertura do Roupa Nova, haha. =)

Bruno Höera disse...

eu ia escrever, mas depois discuto ao vivo com vc hahahaha

beijos!

Laura Catta Preta disse...

Eu ia discutir com vc ao vivo, mas depois disso vou escrever.

Eu gostei, mas bem pra esse lado didático mesmo.
Parece uma vídeo aula muito bem feita e com história ainda.

Mas vc achou a palavra certa pro meu problema com A paixão de cristo: necessidade.

Filmes tem necessidades, e uma muito importante é a de ter um começo, coisa que A paixão não tem.
Eu nunca estudei jesus e não entendi nada. O filme começa do meio!

Caio Amaral disse...

Bruuu, a gente se viu ontem e nem tocou no assunto!

Haha... Laura, achei A Paixão de Cristo tão engraçado, só faltou o Leslie Nielsen. É um erro comum - o roteirista/diretor assume que todos já conhecem a história e que deveriam estar automaticamente envolvidos com o filme (livrando a responsabilidade DELE de ter que fazer isso por conta própria, rsss).

Thiago P. disse...

Eu tava com tanto medo, mas tanto medo de ser uma mega bomba que acabei gostando. O filme é extremamente didatico, mas é igualmente honesto. Vou aproveitar o comentario pra perguntar, você assistiu "As melhores coisas do mundo"? Pra mim até agora é o melhor brasileiro do ano, se bem que vi poucas coisas...

Caio Amaral disse...

O filme é inofensivo mesmo Thiago, não dá pra falar muito mal! Ainda não vi As Melhores Coisas do Mundo... Ouvi falar bem também do É Proibido Fumar. Mas ando bem descrente em relação aos nacionais, hehe