quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estão Todos Bem


Me remeteu ao clássico japonês Era uma Vez em Tóquio este filme que na verdade é uma refilmagem de Estamos Todos Bem, filme italiano de Giuseppe Tornatore com Marcello Mastroianni. A história: um senhor viúvo e solitário (Robert De Niro) se prepara para a visita de seus 4 filhos no fim de semana (entre eles Sam Rockwell, Kate Beckinsale, Drew Barrymore, que moram todos em outros estados). Mas de última hora, cada um liga desmarcando a visita com desculpas esfarrapadas. De Niro decide então ir viajar ele próprio e visitar cada um dos filhos, apesar das advertências do médico.

O filme saiu direto em DVD no Brasil e dá pra entender o motivo - além de ter sido um fracasso total, ele vende uma imagem meio Tudo em Família, Alguém Tem que Ceder, só que não entrega nada disso. É um filme muito mais sério, pretensioso, e também muito pior. Assistindo, a gente tem a sensação de que o diretor achava que estava fazendo uma pequena obra-prima, um clássico "menor" - tudo é muito preciso e calculado em termos de estilo - mas há também algo de muito impessoal e sinistro na direção que arruina tudo. É um filme sobre pessoas, relacionamentos - o tipo de história que pede enquadramentos fechados, rostos, intimidade com os atores - mas Kirk Jones fotografa tudo de longe, como se estivesse gravando Lawrence da Arábia (teve uma hora que eu só ouvia o diálogo mas não conseguia nem localizar os atores na tela de tão longe que estavam).


Há algumas idéias interessantes de roteiro e direção, mas é um filme sobre pessoas feito por alguém que parece não se interessar por elas.

Everybody's Fine (EUA/ITA, 2009, Kirk Jones)

Orçamento: US$ 21 milhões
Bilheteria atual: US$ 14 milhões

Nota do público (IMDb): 7.2

Nota da crítica (Metacritic): 4.7

Assista ao
trailer

Curiosidade:
Paul McCartney assistiu ao filme numa pré-estréia e gostou tanto que resolveu compor uma música original pro filme - "(I Want to) Come Home" - que se ouve nos créditos finais.

NOTA: 4.0

2 comentários:

renatocinema disse...

Eu achei que a trama até poderia ser melhor conduzida, mas, o filme me agradou. Principalmente a atuação de De Niro. Não chega a ser espetacular. Porém, achei agradável. Abs

Caio Amaral disse...

Não sei se achei agradável - mas 'interessante' sem dúvida. A performance do De Niro me lembrou vagamente "As Confissões de Schmidt". Abs!