domingo, 3 de outubro de 2010

O Último Exorcismo


Um dos trabalhos de direção mais bem feitos e impressionantes que eu vi este ano. O filme é uma mistura de O Exorcista, A Bruxa de Blair, [REC], Atividade Paranormal, com um toque de O Bebê de Rosemary. E ainda assim parece autêntico e original - não por causa da história, do enredo, mas por causa da técnica, do que está por trás das cenas (as interpretações estão entre as mais realistas que eu já vi - não sei como foi possível arrancar tanta naturalidade e de todos).

O filme parte de uma premissa interessante - um ex-pastor evangélico, agora cético, resolve fazer um documentário pra denunciar a prática do exorcismo como sendo apenas um truque, aplicado por charlatões. Ele encontra uma garota possuída por um "demônio" e vai até a casa da família pra fazer o exorcismo diante das câmeras. Mas o roteiro esconde um dado do público que é revelado neste momento. É uma sequência poderosa, ousada e ao mesmo tempo muito instrutiva - tenho certeza que irá contribuir pro aumento do senso crítico de muita gente.

A maioria dos filmes de espíritos assume que o espectador já acredita em espíritos e pula direto pra questão seguinte: "será que o espírito vai ou não matar a personagem?". Uma das coisas legais de O Último Exorcismo é que ele começa uma etapa antes, levantando primeiro a questão: "espíritos existem?". É um filme bem mais sério e inteligente do que você provavelmente imagina. Pena que o título, assim como o cartaz e o trailer, dão a idéia errada de um filme cheio de ação, sustos, e isso certamente irá frustrar aqueles que entrarem na sala buscando um entretenimento mais leve.

The Last Exorcism (EUA/FRA, 2010, Daniel Stamm)

Orçamento: US$ 2 milhões
Bilheteria: US$ 40 milhões
Nota do público (IMDb): 5.9
Nota da crítica (Metacritic): 6.3
Assista o trailer

INDICADO PARA: Quem gostou de [REC], Atividade Paranormal, embora esse seja mais pra pensar do que pra levar susto.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: