sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os melhores filmes cult

O que é um filme cult? O Wikipédia diz "filmes que agregam grupos de fãs devotos, mas que não alcançam uma fama ou reconhecimento considerável". É uma boa definição, mas ainda deixa margem pra dúvida. Laranja Mecânica por exemplo é considerado cult, mas é extremamente famoso e reconhecido. Por outro lado, filmes do Woody Allen têm fãs devotos, não são muito famosos, e nem por isso são considerados cult.

Pra ser cult, no geral, o filme tem que ser bastante original, estilizado, ousado, sair fora do convencional. Um filme também pode virar um cult por acidente (aqueles que de "tão ruins ficam bons"). Filmes cult são bastante populares, resistem ao tempo, são considerados pequenos "clássicos", mas fogem do mainstream e só funcionam para um público de mente mais aberta. Vamos lá:

(sem uma ordem de preferência)

A Montanha Sagrada
(The Holy Mountain, 1973)

El Topo (outro cult mexicano de Alejandro Jodorowsky - que é chileno) é mais frequentemente citado nas listas de filmes cult, mas acho que nada supera A Montanha Sagrada em termos de estranheza e originalidade. É o menos conhecido e menos comercial dessa lista, mas faço questão de incluí-lo por ser provavelmente o filme mais bizarro que eu já vi.


Monstros
(Freaks, 1932)

O fato de ser tão antigo torna ainda mais chocante esse filme que é sem dúvida um dos mais polêmicos da história do cinema, mostrando uma história (nada politicamente correta) sobre um anão de circo que se apaixona por uma trapezista.




Uma Noite Alucinante - trilogia
(The Evil Dead, 81/ Evil Dead II, 87 /Army of Darkness, 93)

A trilogia foi escrita e dirigida por Sam Raimi (que depois fez sucesso com a série Homem Aranha), e é uma mistura divertida de terror "gore" com comédia. O segundo é o melhor, famoso pela maquiagem e movimentos de câmera.




O Massacre da Serra Elétrica
(The Texas Chain Saw Massacre, 1974)

Já falei sobre ele na lista dos melhores filmes de terror. Feito com baixíssimo orçamento, se tornou um enorme sucesso, influenciou incontáveis filmes e lançou toda essa tendência de realismo e violência explícita que domina o gênero até hoje.



Mamãezinha Querida
(Mommie Dearest, 1981)

Também já entrou na minha lista dos melhores "piores" filmes. É um daqueles cults acidentais - provavelmente o diretor achava que estava fazendo um filme biográfico sério (e de fato o filme tem muitas qualidades reais). Só que acabou exagerando um pouco na mão e transformou o filme em algo que beira o ridículo, mas que é muito melhor do que teria sido a versão "moderada".


Cidade dos Sonhos
(Mulholland Dr., 2001)

Considerado por muitos o melhor filme do século 21 até agora, essa talvez seja a obra mais completa e satisfatória de David Lynch, não só por seu retrato inesquecível de Hollywood, suas cenas icônicas como a do Club Silencio ou a do mendigo, mas também por ser um dos momentos mais "equilibrados" da carreira de Lynch, onde seu gosto por surrealismo não o impediu de exercitar seu excelente domínio do suspense e da arte narrativa.


This Is Spinal Tap (1984)

Falso documentário ("mockumentary") de Rob Reiner sobre uma banda de rock dos anos 80, que no fundo é uma sátira ao comportamento dos roqueiros da época e funciona melhor pra quem conhece esse mundo dos bastidores da música. É muito popular nos EUA ficou em 1º lugar no ranking cult da revista Entertainment Weekly.



Donnie Darko (2001)

Estréia de Richard Kelly no cinema (que também fez A Caixa), o filme é uma carta de amor aos anos 80 e faz uma mistura inexplicável de ficção-científica com comédia adolescente, terror, romance, tudo de forma muito nostálgica e cheio de referências pop. Um filme singular e um dos mais contemporâneos dessa lista.



Pink Flamingos (1972)

Estava no topo da minha lista de comédias, mas fica melhor aqui nos cults (Problemas Femininos e Desperate Living são igualmente bons e formam uma espécie de "trilogia trash" de John Waters). Ainda estou pra ver algo tão subversivo e divertido.




Rocky Horror Picture Show
(The Rocky Horror Picture Show, 1975)

Esse é "Cidadão Kane" dos cults - uma sátira musical dos filmes B de ficção-científica dos anos 50 (!), com uma performance fantástica de Tim Curry (que fez o palhaço de It) como o "Doce Travesti da Transilvânia Transsexual". O filme tem excelentes canções e semanalmente é exibido em cinemas dos EUA à meia-noite, onde os participantes vão fantasiados e interagem com o filme durante a sessão.  


Dogville (2003)

O melhor filme de Lars von Trier - conta a história de Grace (Nicole Kidman) uma jovem bela que busca refúgio numa cidadezinha americana durante a época da depressão, apenas pra se deparar com o pior lado da natureza humana. O filme ficou conhecido pelo seu cenário ousado e minimalista, onde marcações no chão indicam a rua central, as casas e as diversas áreas da cidade. Foi seguido por Manderlay (2005) que também é muito bom, embora menos impactante.


OUTROS ÓTIMOS FILMES CULT:

- Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 from Outer Space, 1958)
- Barbarella (1968)
- A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, 1968) - e a sequência
- De Volta ao Vale das Bonecas (1970)
- Laranja Mecânica (1971)
- Pelos Caminhos do Inferno (Wake in Fright, 1971)
- O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973)
- Problemas Femininos (Female Trouble, 1974)
- O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise, 1974)
- Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail, 1975)
- Eraserhead (1977)
- Suspiria (1977)
- Desperate Living (1977)
- Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust, 1980)
- Xanadu (1980)
- Polyester (1981)
- Veludo Azul (1986)
- Twin Peaks (série, 1990, 2017)
- O Balconista (Clerks, 1994)
- Showgirls (1995)
- Romy e Michele (1997)
- Procura-se Amy (1997)
- Felicidade (1998)
- A Bruxa de Blair (1999)
- Quero Ser John Malkovich (1999)
- Magnólia (1999)

PÓS ANO 2000:

- Dançando no Escuro (2000)
- Mais um Verão Americano (2001)
- Hedwig - Rock, Amor e Traição (2001)
- Donnie Darko (2001)
- Adaptação (2002)
- The Room (2003)
- O Albergue (2005)
- Abismo do Medo (2005)
- Shortbus (2006)
- À Prova de Morte (2007)
- Eu Sei Quem Me Matou (2007)
- Anticristo (2009)
- A Centopéia Humana (2009)
- Melancolia (2011)
- Ninfomaníaca (2013)
- Elle (2016)
- Os Garotos Selvagens (Les Garçons Sauvages / 2017)

31 comentários:

renatocinema disse...

Muito boa a lista. Gostei de alguns e concordo.

Leonardo de Jesus disse...

Muito interessante a lista! Vontade de ver os que eu não conheço e rever os já conhecidos, como Noite Alucinante e Massacre da Serra Elétrica.
abraço

Caio Amaral disse...

Valeu pessoal! Leo, pra vc que curte cinema eu recomendo todos esses.. Alguns como "Eraserhead" ou "A Montanha Sagrada" por exemplo eu não indicaria para os não-iniciados, hehe.

Leonardo de Jesus disse...

Legal Caio! Vou assistindo daí te falo.
abs

Laura Catta Preta disse...

Caio! Veja o Glee do Rocky Horror!
Eu já vi 3 vezes!

Caio Amaral disse...

Laura, já baixei o Rocky Horror Glee Show mas ainda não vi!

O que vc acha da série? Só assisti os 2 primeiros episódios (da 1ª) e não me envolvi.

Anônimo disse...

TRHPS é o melhor , meu filme preferido . A atuação de Tim Curry é ótima, engraçada , tudo mais ..
Deveria ter sido , NO MÍNIMO , indicado ao oscar de Melhor Ator .
Ah , e o episódio especial do Glee (minha série preferida , asuhashash) também é muito bom , vale a pena conferir !

Caio Amaral disse...

Olá Roberto! Sempre achei a performance do Tim Curry no Rocky Horror uma das melhores ever. Tenho baixado esse episódio do Glee mas ainda não vi! Depois comento, hehe. Abs.

Jessica disse...

Cópia do seu texto: http://cineffilos.blogspot.com/2010/10/os-10-melhores-filmes-cult.html

Caio Amaral disse...

Valeu Jessica... Vou ficar de olho, ele está copiando meu blog inteiro. Não sei se fico ofendido ou lisonjeado, rss.

Anônimo disse...

poderia tb por uma sugestão de onde encontrar estes vídeos ...

Caio Amaral disse...

Todos esses (exceto Mamãezinha Querida que não saiu em DVD ainda) você encontra na rede 2001 em São Paulo (www.2001video.com.br).

Marcos Anni. disse...

Vim aqui por causa de downloads e torrents :O, brincadeira cara (Li o seu perfil ai do lado hehe). Donnie Darko, demais, Holocausto Canibal é algo atormentador, sei la, e ao mesmo tempo vemos que o povo que não respeitou a cultura dos outros se ferrou, os que respeitaram se deram bem, viveram, mas dá medo. VOu ver Freaks, li muita coisa boa sobre ele, descobri ele em seu blog agora vou assistir ele, parece bom. Abraços.

Caio Amaral disse...

Oi Marcos! Freaks é outro bem perturbador! Quando vi não sabia nem que existiam deformidades daquele tipo.. Hoje em dia acho que seria proibido fazer algo assim. Abs!

Anônimo disse...

Obs.: Jodorowsky é chileno e não mexicano.

Caio Amaral disse...

Ah sim - os filmes são mexicanos, mas ele é chileno, hehe. Obrigado, já corrigi.

Anônimo disse...

Adorei o seu blog! =D
Começarei a baixar alguns imediatamente, não sei se meu "estômago" é forte o suficiente, ainda estou ruminando Pink Flamingos.(risos)
Só pra deixar dica e talvez fazer útil meu comentário, já assistiu "Gummo: vidas sem destino" de Harmony Korine?
Nada muito perturbador, mas é um filme bem interessante.

P.s: meio tardio meu comentário (quase 1 ano depois), mas valeu a intenção. =D
Abraços.

Daniele MSS

Caio Amaral disse...

Oi Daniele, obrigado! Já ouvi falar de Gummo mas nunca assisti.. Me parece algo meio paradão com gente fumando maconha, hehehe. Ou não? Sobre o que é? Abraço!

Anônimo disse...

O filme na verdade não tem uma história centralizada, conta sobre um tornado que devasta a cidade de Xenia em Ohio e como as pessoas passam a viver em meio a sujeira e a lidar com a pobreza, perda de valores (se é que nós ainda os temos para perdê-los rs), prostituição, fome, suicídio, homossexualismo, violência (dentre outras coisas) num pós desastre.
Os atores são feios, a cidade e as pessoas são sujas, a trilha sonora é pesada e estranha. Na verdade, acho que foi isso que mais me chamou atenção no filme.
Se vc diz que não é crítico de cinema, eu sou menos ainda, sou péssima com resenhas. (risos)

Enfim, esse foi um daqueles filmes que me trouxe aquele sentimento estranho e bom ao mesmo tempo.

P.s: Se tiver tempo, paciência e disponibilidade assista, vou gostar de ler seu comentário.

Inté! =D
Daniele MSS

Caio Amaral disse...

Ok Daniele, vou dar uma pesquisada. Só uma dúvida: o filme coloca homossexualismo na mesma categoria de prostituição, fome, suicídio e violência? Rsss. Inté.

daniele disse...

O homossexualismo é abordado só em uma cena. rss

=S

Daniele Mss

Caio Amaral disse...

Bom, espero que não represente a tal "perda de valores", hehehe. Bjs.

Anônimo disse...

Acho que vcs não entendem o conceito de filme cult. Nenhum filme desta lista é cult.

Caio Amaral disse...

São sim.

http://en.wikipedia.org/wiki/Cult_film

http://www.filmsite.org/cultfilms.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_cult

Se você tem um conceito mais refinado de "filme cult", sugiro então que crie um novo termo, pois este se refere exatamente a filmes como os que eu incluí nessa lista.

Unknown disse...

vou girar agora atrás desses filmes, parecem ser muito bons *-* gosto desse gênero 'cult' mas nunca assisti nenhum desses ai :}

Caio Amaral disse...

Oi Willian.. alguns desses podem ser meio bizarros demais pra iniciantes, mas é bom se chocar de vez em quando não é?? =P

Anônimo disse...

Veja irei como uma cavalo louco, do Arrabal, pra mim é tão interessante quanto A montanha sagrada. Vale estar nessa lista.´
Adorei o blog. Beijos.

Caio Amaral disse...

Não conhecia esse, vou checar o trailer no YouTube, tks!

Felipe disse...

Freaks, é tão épico, que a cabeça na imagem no "cara" parece o Tio Phill de Um Maluco no Pedaço.

Unknown disse...

Meu comentário não poderia ser diferente de muitos. Seu blog é ÓTIMO. Uma pergunta: existe a possibilidade de conseguir o filme "Operação Nervos de Aço" (Mario Van Peebles). Tá uma tremenda dificuldade de conseguir. Aguardo sua resposta.

Caio Amaral disse...

Oi Alexandre, obrigado pelo comentário!!! Em geral o povo escreve aqui pra discordar de tudo, hehe. Nunca assisti esse filme, parece que ele saiu em DVD com o nome "Eclipse Mortal", tenta procurar com esse nome. Ou então o DVD importado... O título original é "Full Eclipse", o filme é de 1993... talvez seja mais fácil achar pra baixar. Boa sorte, abs!