terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como Treinar o Seu Dragão


Um dos maiores sucessos do ano, a animação (dos criadores de Lilo & Stitch) conta a história de um vilarejo viking que vive sob a constante ameaça de dragões. O garotinho principal, filho de um grande guerreiro, é "sensível" demais pra tarefa de matar dragões e é visto como um fracote por todos. É aí que por sorte ele captura um Night Fury - o mais misterioso e poderoso de todos os dragões. Não só isso - ele começa uma amizade secreta com o bicho (que lembra muito o Stitch), e aprende que o inimigo não é nada daquilo que todos pensavam.

O filme demonstra de maneira bem clara essa tendência naturalista que continua em alta nos EUA. O filme é anti-herói, anti-aventura, anti qualquer coisa de possa causar inspiração. O "herói" é um nerd desajeitado sem grandes virtudes. O dragão (supostamente o mais raro e temido de todos) na verdade tem deficiência física e só pode voar com o auxílio de uma asa mecânica.

Atenção: Spoilers!
A mensagem é altamente duvidosa - no final do filme, o menino não só traiu os valores que ele parecia ter no começo da história (ele assassina o dragão "do mal" sem nenhum questionamento, mostrando que o que o impedia de matar os outros era apenas covardia, e não respeito pela natureza) como também se torna um aleijado. Literalmente: sua perna é arrancada numa batalha e substituída por uma espécie de gancho. Num dos piores clímax da história do cinema infantil, o "gancho" horrendo que substitui a perna do menino se encaixa numa nova engrenagem feita pra dirigir a asa mecânica do dragão - e os dois decolam num vôo esplendoroso, unidos pela amputação.

Visualmente o filme é bem feito, mas meu enorme respeito pela auto-estima das crianças me impede de pegar leve e perdoar o filme dizendo "é apenas um desenho".

Como Treinar o Seu Dragão
How to Train Your Dragon (EUA, 2010, Dean DeBlois / Chris Sanders)

Orçamento: US$ 165 milhões
Bilheteria: US$ 493 milhões
Nota do público (IMDb): 8.2
Nota da crítica (Metacritic): 7.4
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gosta da série Shrek, Madagascar e Kung-Fu Panda.

NOTA: 4.5

4 comentários:

renatocinema disse...

Acho que sou o único que ficou decepcionando com essa animação.

Uma pena

Caio Amaral disse...

Os filmes pra criança mudaram muito! Até Harry Potter, essas coisas... Hoje só confio na Disney e na Pixar.

Thiago P. disse...

Eu tinha lido o seu spoiler e até a ultima cena fiquei achando que tinha algo errado. Fiquei pensando, onde esse menino vai perder a perna? E não é que conseguiram cometer esse absurdo, e pq com toda aquela desgraça que acontece ele perde justo a perna??? Ja faz um tempo que eu sustento a teoria de que eles acreditam que pra ser infantil basta ser desenho e bobo aí eles colocam uma lição de moral pra agradar os pais. Como voce mesmo diz os estudios só pensam em dinheiro, qualidade é uma consequencia do lucro que almejam. Com exceção é claro da pixar que fez as ultimas obras prima da animação.

Caio Amaral disse...

Thiago, se me falassem que amputariam a perna do herói eu também não acreditaria de cara, rssss. O problema é que apenas adultos podem fazer filmes, e 99% deles tratam crianças como inferiores... Acham que basta ser coloridinho e alegrinho que elas já se divertem. Walt Disney não fazia isso, Spielberg não fazia isso...