sábado, 27 de novembro de 2010

Demônio


5 pessoas estão presas num elevador num edifício comercial. Há uma queda de energia. Quando a luz volta, uma mulher foi ferida. A energia cai de novo. Alguém aparece morto. Os passageiros concluem que há um assassino entre eles - e gastam o resto do filme tentando adivinhar quem é, enquanto os bombeiros tentam entrar no fosso (estranhamente vedado). A trama lembra algo vindo da Agatha Christie - exceto que neste caso a platéia não participa do processo de adivinhação, afinal todo mundo já leu o título (e pelos acontecimentos fica claro que ninguém ali dentro poderia ter sido o responsável). É O Caso dos Dez Negrinhos pré-digerido para pessoas com DDA.

Algumas coisas não são muito convincentes. Eu não acredito em demônios, espíritos, duendes, nem nada disso - mas se eu estivesse naquele elevador, diante dos fatos, teria abandonado meu ceticismo logo após a primeira morte. Nenhum dos passageiros sequer imagina que possa haver algo sobrenatural acontecendo. O filme sugere que as pessoas em geral são céticas ignorantes e continuam "cegas" mesmo diante de fortes evidências. Ou pelo menos os americanos (lógico, se você fala espanhol você tem mais contato com o lado de lá).

O filme é totalmente Shyamalan (que escreveu a história e produziu o filme - mas não dirigiu) tanto nos pontos positivos (o "set up" é ótimo) quanto nos negativos (o desenvolvimento é fraco). Aqui ele se coloca em 2 armaduras simultaneamente - primeiro situando a ação num lugar absolutamente restrito onde pouca coisa acontece (Hitchcock fez um filme ótimo que se passa inteiro dentro de um bote com 9 pessoas - mas ele tinha personagens e diálogos de primeira) e depois criando um vilão abstrato que não pode ser visto nem vencido (o mesmo problema de Fim dos Tempos). Os personagens são apenas vítimas incapazes que não têm o que fazer ou planejar.

Ainda assim, é um prazer ver um filme tão bem realizado, com ótima fotografia, trilha sonora, e que pelo menos parte de uma sinopse divertida.

Demônio
Devil (EUA, 2010, John Erick Dowdle)

Orçamento: ?
Bilheteria atual: US$ 50 milhões
Nota do público (IMDb): 6.6
Nota da crítica (Metacritic): 4.5
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Atividade Paranormal, Quarto do Pânico, 1408, Identidade.

NOTA: 7.0

4 comentários:

renatocinema disse...

Me pareceu o estilo de filme que me agrada num sábado a noite.

Ricardo Morgan disse...

Muito bom o seu blog! Depois visite o meu: http://www.lixeirodocinema.blogspot.com

Um abraço

Laura Catta Preta disse...

Lembrei muito de vc falando das babás etnicas

Anônimo disse...

Muito bom o filme, gostei .
E parabéns pelo blog .. !