terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jackass 3D


Alguns críticos tentam detonar a série Jackass por seu humor infantil, grosseiro, apelativo... Antes de mais nada, é bom lembrar que Jackass não é um filme. Nem tudo que dura 1 hora e meia e é projetado numa sala escura é necessariamente cinema - assim como nem tudo que se pendura numa parede é necessariamente um quadro. Qualquer crítica à "futilidade" de Jackass é irrelevante. O filme é apenas uma compilação de videocassetadas auto-induzidas - e deve ser avaliado nesses termos.

Então, o que há de engraçado num homem levando um coice no saco? Ou bebendo um coquetel de suor? Nada - a graça é que (1) eles aturam - (2) eles fazem por vontade própria - (3) eles riem. Se após uma pancada algum dos atores (1) se machucasse de verdade (se a câmera o acompanhasse até o hospital, onde descobriríamos por exemplo que ele ficou parcialmente cego de um olho) o filme se tornaria repulsivo e perderia toda a razão de existir. O mesmo aconteceria se (2) as brincadeiras fossem forçadas em pessoas inocentes, que não fizessem parte da equipe (as poucas que são com pessoas inocentes não são "videocassetadas", e sim "pegadinhas", o que é algo diferente). E o mesmo aconteceria se (3) eles fizessem tudo sem se divertir, obrigados pela produção.

Jackass é documentário, mas funciona também como uma fantasia escapista (algumas das brincadeiras são obviamente armadas), e nós saímos da sala acreditando que a vida é uma brincadeira e que nós somos indestrutíveis - que não existem limites pro corpo humano e temos muito mais força do que imaginamos.

Jackass 3D (EUA, 2010, Jeff Tremaine)

Orçamento: US$ 20 milhões
Bilheteria atual: US$ 146 milhões
Nota do público (IMDb): 7.3
Nota da crítica (Metacritic): 5.6
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de À Prova de Morte, Piranha 3D, O Albergue, Borat, Brüno e dos outros Jackass.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: