sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar


Desenhando tudo à mão, o japonês Hayao Miyazaki é tido como o maior mestre da animação 2D do mundo (seus trabalhos mais conhecidos são Meu Vizinho Totoro, A Princesa Mononoke, O Castelo Animado e A Viagem de Chihiro, que lhe deu o Oscar de Animação em 2003).

Ponyo é sobre um garotinho de 5 anos que começa uma amizade com uma criatura mágica do mar que é meio peixe, meio menina. Myiazaki diz que se inspirou em A Pequena Sereia, mas E.T. (mais uma vez) veio muito mais à minha cabeça ao longo do filme, até por causa de cenas específicas como Ponyo aprendendo a falar o próprio nome, ou curando um corte no dedo do menino com um simples toque. Enfim, se por um lado a "trama" do filme é meio batida, ele é completamente original e fascinante nos detalhes, na idéias, na qualidade da animação. A arte da animação hoje em dia está quase morta, pois à medida em que a tecnologia avança, ela vai se transformando em mera fotografia e perdendo toda a capacidade de expressão. Hoje em dia quando alguém diz "a animação é muito bem feita", geralmente a pessoa quer dizer que o 3D "parece real". Mas veja um trecho qualquer de Fantasia da Disney e perceba o quão menos interessante seria se o artista estivesse limitado à realidade - clique aqui.

Se "fofura" fosse um critério válido de avaliação, Ponyo seria nota 10. Mas fofura apenas não garante um filme - senti um pouco a falta de conflitos, de personagens mais detalhados, de um clímax. Ainda assim, é um filme completamente autêntico, imaginativo, artístico, mágico, que irá encantar tanto adultos quanto crianças. E o mérito não é que ele encanta adultos e crianças ao mesmo tempo - mas que ele encanta pelos mesmos motivos.

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (JAP, 2009, Hayao Miyazaki)

Orçamento: ?
Bilheteria atual: US$ 201 milhões

Nota do público (IMDb): 7.8

Nota da crítica (Metacritic): 8.6

Assista o
trailer

INDICAÇÃO: Deve agradar a todos.

NOTA: 7.5

2 comentários:

Matheus Só Matheus disse...

Este filme é muuuuuuuito fofooooo

Caio Amaral disse...

Fofo é a palavra certa Matheus!