quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Scott Pilgrim Contra o Mundo


Foi baseado numa história em quadrinhos sobre um loser (mais um - este pelo menos tem certa cara de pau e se dá bem com as meninas) que tem uma banda de rock amadora e tem que enfrentar os 7 ex-namorados "do mal" da garota com quem está saindo antes de poderem namorar oficialmente. As imagens são super estilizadas, usando toda a linguagem visual dos quadrinhos e também dos vídeo games. Na verdade muito mais dos vídeo games, o que me deixou um pouco confuso (o que uma coisa tem a ver com a outra?). Os 7 "ex" por exemplo surgem todos como vilões em lutas à la Street Fighter. As zilhões de referências a games já começam na abertura da Universal, aliás uma das mais divertidas que eu já vi:



Sem dúvida foi feito pra virar cult (o diretor Edgar Wright, de Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso, chamou Quentin Tarantino pra palpitar na produção). É um desses filmes cheios de ornamentos desnecessários e divertidos, que não deixam 5 segundos passar sem que algo diferente aconteça - uma catch phrase, um efeito gráfico, uma referência pop. Um freak na sala que eu assisti o filme já tinha decorado as falas e gritou a plenos pulmões "We are the Sex Bob-omb" - o grito de guerra da banda - logo no início do filme, me deixando um pouco assustado.

Tanto esforço e trabalho investidos em estilo - só lamento que o romance, que é o centro da história, seja tão bobinho e mal explorado, até mesmo pros padrões de uma comédia teen (a menina por quem ele se interessa tem como o principal traço de personalidade o fato de mudar o cabelo de cor a cada 15 dias). Ainda assim, o filme é divertido e entusiasmado. Pilgrim é feito por Michael Cera (de Superbad) e tem também uma participação simpática de Kieran Culkin como o roommate gay de Scott.

Scott Pilgrim Contra o Mundo
Scott Pilgrim vs. the World (EUA/ING/CAN, 2010, Edgar Wright)

Orçamento: US$ 60 milhões
Bilheteria atual: US$ 46 milhões
Nota do público (IMDb): 8.0
Nota da crítica (Metacritic): 6.9
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Kick-Ass, 500 Dias Com Ela, Superbad, Hora de Voltar, Alta Fidelidade.

NOTA: 6.5

4 comentários:

Laura Catta Preta disse...

concordo com tudo até o "romance bobinho e mal explorado", eu achei é bem retardado mesmo.

e odiei o filme, pq como ele é retardadado e infantilóide, as referências excessivas ficam irritantes.

Caio Amaral disse...

Hauhauha... Achei que você fosse simpatizar mais que eu com esse.

Laura Catta Preta disse...

muitos acharam

Caio Amaral disse...

Laura, eu estou montando um software de indicação de filme baseado em personalidade e valores pessoais... Sem dúvida vou ter que criar uma categoria especial pra você, rssss.