sábado, 18 de dezembro de 2010

Machete


Esse talvez seja o primeiro filme da história a ser baseado num trailer (antes de Grindhouse - a sessão dupla de Tarantino e Robert Rodriguez - passavam vários trailers falsos, criados especialmente pro filme, que colocavam a platéia já no clima de filme B que seria parodiado depois). Machete era um desses trailers - Rodriguez gostou tanto da brincadeira que resolveu fazer o filme inteiro.

O resultado é um exercício cinematográfico cínico, vazio de propósito e de graça, que repete as mesmas falhas de Planeta Terror (a metade de Grindhouse de Robert Rodriguez). Uma tiração de sarro de um gênero de filmes que a maioria das pessoas nem sequer conhece - e que Rodriguez no fundo gosta!

Essa é a covardia e a contradição desses tipo de paródia: a cada cena, Rodriguez está dizendo "vejam como esses filmes eram vulgares e baixos". Só que ele está usando os mesmos recursos pra entreter a platéia! Violência, sexo, ação barata... Ele conta justamente com as características que está zombando pra tornar o filme minimamente interessante.

Num outro nível de contradição, vemos Rodriguez buscando crédito por suas habilidades como diretor (esbanjando domínio técnico, estilo), ao mesmo tempo em que tenta escapar de qualquer crítica, fazendo um filme assumidamente trash. Se questionado quanto à qualidade de Machete, ele poderá sempre dizer "mas era só uma brincadeira, eu não estava tentando ser bom, não é um filme de verdade".

Resumindo, é um filme de 1 piada só - uma que já estava no trailer. Durante 10 minutos é divertido, mas depois fica monótono e nem mesmo as participações especiais de Robert De Niro, Steven Seagal e Lindsay Lohan conseguem manter o interesse.

Machete (EUA, 2010, Robert Rodriguez / Ethan Maniquis)

Orçamento: US$ 10.5 milhões
Bilheteria atual: US$ 40 milhões
Nota do público (IMDb): 7.3
Nota da crítica (Metacritic): 6.0
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Os Mercenários, Bastardos Inglórios, Planeta Terror, Era uma Vez no México.

NOTA: 4.0

2 comentários:

renatocinema disse...

Gosto é uma questão individual e esse é o charme da arte, incluindo ai a sétima (cinema).

Machete me agradou exatamente por seu pouco caso, sua falta de qualidade.

Acho que a produção cumpre o que promete que é somente a diversão trah e nada mais.

Caio Amaral disse...

Hehe. Pra mim falta de qualidade jamais será um mérito, num sentido geral.

Só numa paródia tudo pode ser trash; produção, conteúdo, etc.. MENOS o humor em si. Não pode haver pouco caso aí.

Dei 1 risada em Machete: Quando dizem que o intestino humano mede sei lá quantos metros, e depois o Machete mata um homem e usa o intestino dele como corda pra pular pela janela.

Uma piada muito bem armada, inesperada, original e dentro do espírito trash do filme... Se tivesse uma meia-dúzia de sacadas desse nível ao longo do filme, eu teria gostado bem mais.