sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Vencedor


A história real do lutador de boxe "Irish" Micky Ward (Mark Wahlberg) e seu irmão mais velho (Christian Bale) que também lutava. Mas enquanto Micky subia na carreira, o irmão vivia das glórias do passado e se perdia nas drogas. O filme está indicado a 7 Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Bale) e 2 indicações pra Atriz Coadjuvante - Amy Adams, que faz o "love interest" de Micky, e Melissa Leo, a mãe dos dois. Esta é a terceira colaboração entre o diretor David O. Russell e Mark Wahlberg, que trabalharam juntos em Três Reis e Huckabees - A Vida É uma Comédia.

Achei que seria algo do tipo A Luta Pela Esperança, mas logo na primeira cena já deu pra perceber que se tratava mais de um O Lutador; ou seja, câmera na mão, tudo bem mais cru, sem verniz, narrativa não muito esquemática, etc. Mas é um filme mais leve e otimista que O Lutador, até porque não tem a cara arrebentada do Mickey Rourke.

Se bem que Christian Bale está monstruoso - e o mais incrível é que isso não parece resultado de um truque de maquiagem. O que a gente pensa é "nossa, ele realmente é uma pessoa feia - como é que ele enganou tão bem nos outros filmes?". Não gostei de sua performance - se você vai fazer um personagem que é um ignorante, você não pode representá-lo de maneira realista, se não obviamente a performance será desagradável. Se você vai pintar uma maçã podre, a pintura em si não precisa ser feia. O ator pode selecionar certas características, pontuar certas ações, omitir outras, e REPRESENTAR um ignorante de forma brilhante, sem ter que imitá-lo.

Pessoalmente, prefiro Mark Wahlberg e acho que o coração do filme está em sua performance quieta, de cabeça baixa.

É um filme decente e satisfatório, até porque filmes de esporte por obrigação têm que ter algumas sequências de competição, mais um conflito final, e isso dá a eles uma estrutura minimamente bem sucedida.

O Vencedor
The Fighter (EUA, 2010, David O. Russell)

Orçamento: US$ 25 milhões
Bilheteria: US$ 77 milhões
Nota do público (IMDb): 8.2
Nota da crítica (Metacritic): 7.9
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de O Lutador, Rocky Balboa, A Luta Pela Esperança, Touro Indomável, etc.

NOTA: 7.0

7 comentários:

renatocinema disse...

Não sou fã do esporte Boxe. Mas, depois de Touro Indomável só voltei a assistir um ótimo filme sobre o tema em "O Lutador".

Esse novo filme sobre Boxe esta me empolgando. Estou ansioso.

Caio Amaral disse...

É, eu não sou fã de esportes EM GERAL, hehe. Então preciso sempre me esforçar pra simpatizar com esse tipo de história... Mas esse filme foca mais nos personagens, nos relacionamentos.. A luta fica mais em segundo plano.

Cristiano Contreiras disse...

Ah, eu vou conferir essa semana, mas acho que gostarei do filme. E Bale é o favorito do Oscar, hein? O lado dramático do filme pode me deixar mais satisfeito...verei.

abraço

Caio Amaral disse...

O Bale é muito querido pelo público né... Por causa dos Batmans até... Mas o Geoffrey Rush está beeeeem melhor em O Discurso do Rei. Mas o mais provável é que o Bale ganhe mesmo... Conhecendo a Academia, rs.

Tiffany Noélli disse...

Christian Bale tem uma faminha por aí, mas é um grande ator. Em "O Operário" ele tbm deu um show ;)

Gustavo Braun disse...

hahahaa a gente nunca concordaaaaaa

O Vencedor me arrebatou. Entrei no cinema com expectativa zero, de mais um filme pentelho sobre boxezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

O que eu vi foram atores incríveis, uma história bem contada, uma narrativa limpa, conflitos bem equilibrados.
O maniqueísmo "Bem x Mal" conseguiu ser deixado de lado pelo diretor (o que é uma façanha em um filme como esse) e a relação familiar (o verdadeiro tema do filme), com todas as suas complexidades e dificuldades, veio à tona.
Além disso, a pitada de humor na medida certa, sem se levar tão a sério - coisa que poderia ter arruinado o filme (como em Invictus. Argh!)
Bale ou Rush, o Oscar vai estar em boas mãos.

Caio Amaral disse...

Gu, mas eu gostei do filme! Hehe. Não estamos discordando tanto nesse caso... (tb não gostei de Invictus). Só o Bale que eu achei meio pentelho... Pra mim ele está "esforçado" - faz caretas de todo tipo, se transforma fisicamente.. Mas me pareceu mais uma imitação, não uma interpretação.. não algo fascinante de se ver..