terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei


Atualmente é o favorito ao Oscar 2011 e é também o que tem mais indicações - 12, incluindo Melhor Ator pra Colin Firth (que está brilhante e deverá ganhar) e Melhor Ator Coadjuvante pra Geoffrey Rush (que também está brilhante mas deverá perder injustamente pro Christian Bale).

O filme se passa no começo do século passado, onde o rei George VI assumia o trono da Inglaterra mas com um pequeno problema: era gago e não conseguia falar em público. A história foca na amizade entre ele e o fonoaudiólogo, que aos poucos vai virando uma espécie de terapeuta também. Afinal, o que aparenta ser um problema simples, mecânico, muitas vezes está enraizado em problemas mais profundos, e pra corrigir 1 problema, você tem que corrigir os outros também (pessoalmente, me identifiquei bastante com a situação pois passei por um processo semelhante quando resolvi começar a cantar).

Falei que A Origem era um filme irracional sobre o processo da irracionalidade - estamos agora no outro extremo: um filme racional sobre o processo da racionalidade. Uma história que só poderia acontecer num universo real, onde a mente é eficaz e inteligência e prática trazem benefícios reais - onde problemas têm explicações e você não está condenado a viver com eles. Este é o espírito de otimismo por trás do filme. Não é um filme de ideias muito complexas, mas é uma história que fala pra todos, contada com capricho, sensibilidade, numa integração excelente entre conteúdo e forma.

O Discurso do Rei (The King's Speech / EUA / 2010 / Tom Hooper) - o diretor não é famoso, mas fez a premiada mini-série de TV John Adams

Orçamento: US$ 15 milhões
Bilheteria atual: US$ 140 milhões
Nota do público (IMDb): 8.5
Nota da crítica (Metacritic): 8.8
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Frost/Nixon, A Rainha, Billy Elliot.

NOTA: 8.5

2 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Um dos melhores filmes de todos os tempos... Colin Firth prova realmente tbm q é a grande estrela do momento, mas claro com talento. Isso vai ficar... Bjssssss

Silvio disse...

Precisoooo ver esse filme :)