quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Santuário


Santuário tenta ser um filme de James Cameron (que é o produtor executivo) e em alguns aspectos até que ele imita muito bem (em particular O Segredo do Abismo). Mas simplesmente não é bom o bastante. A situação já não é tão envolvente. Os filmes de Cameron são sempre sobre pessoas comuns em perigo - mas esse perigo parece sempre inevitável, e só por isso nós nos identificamos com elas. Aqui nós não temos pessoas comuns correndo um perigo inevitável - e sim exploradores que se colocam propositalmente em situações de extremo risco, não porque este é o trabalho deles, mas pelo prazer da aventura mesmo - não dá nem pra sentir pena de ninguém (assim como em 127 Horas).

Além disso os personagens são extremamente superficiais, de papelão (em qualquer bom filme, há um senso de intimidade com os personagens centrais... aqui é a sensação de entrar numa festa que você não foi convidado e não sabe o nome de ninguém).

Pra ser um Cameron, faltam também grandes cenas... 2 ou 3 clímax inesquecíveis. Não há nenhum.

Enfim, não achei completamente dispensável o filme. As imagens são interessantes, há alguns momentos fortes. Mas é um daqueles casos onde simplesmente faltou mais talento. Copiaram bem a massa do bolo, mas esqueceram do recheio, da cereja, etc.

Santuário (Sanctum / EUA - AUS / 2011 / 109 min / Alister Grierson)

Orçamento: US$ 30 milhões
Bilheteria atual: US$ 22 milhões
Nota do público (IMDb): 5.6
Nota da crítica (Metacritic): 4.2
Assista o trailer

INDICAÇÃO: Quem gostou de Viagem ao Centro da Terra, Turistas, Limite Vertical, etc.

NOTA: 5.5

2 comentários:

Unknown disse...

Caio!! eu adoro suas metáforas!!!

Caio Amaral disse...

Uma metáfora vale mais que mil palavras! Hahaha. =)