quarta-feira, 23 de março de 2011

Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles


Provavelmente o filme mais chato de invasão alienígena que eu já vi. A sensação está muito mais pra um Guerra ao Terror, Falcão Negro em Perigo, do que pra um Independence Day. Tudo é contado do ponto de vista de soldados, como se fosse um filme de guerra mesmo. O filme evita tanto o assunto extraterrestres que fica até esquisito. Nenhum personagem parece impressionado com o fato de existir vida fora da terra... Eles só estão preocupados em fazer um bom serviço... Serem bons soldados... Se os inimigos são terroristas, marcianos, não faz diferença.

Não temos também nenhuma referência do resto do mundo. Como as pessoas estão reagindo? E a mídia? Toda a graça dos filmes desse tipo está no embate da ficção-científica com o mundo real... Independence Day, Contatos Imediatos, todos gastam muito tempo no começo introduzindo personagens comuns, e mostram a invasão do ponto de vista de gente normal, ao redor do mundo, em situações do cotidiano. Aqui não temos nada disso, e o efeito se perde (o que é frustrante é que o filme foi vendido como se fosse um filme tradicional de invasão alienígena - basta ver o trailer, o pôster com os surfistas - pura enganação).

E como filme de guerra/ação ele também é péssimo. Câmera na mão tremendo, cortes rápidos... Tudo tão mal decupado que a gente nunca entende direito quem é quem, pra onde estão atirando, etc.

Enfim, já devia ter desconfiado. O diretor do filme é Jonathan Liebesman, o mesmo de O Massacre da Serra Elétrica: O Início e No Cair da Noite - aquele filme de terror ridículo sobre a fada do dente. Entre um bom trailer e o currículo do diretor, confie sempre no currículo!

Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles / EUA / 2011 / 116 min / Jonathan Liebesman)

Orçamento: US$ 70 milhões
Bilheteria atual: US$ 114 milhões
Nota do público: 6.4
Nota da crítica: 3.7

INDICAÇÃO: Quem gostou de Skyline, Distrito 9 (só que esse é pior), do segundo Transformers, A Reconquista, etc.

NOTA: 2.5

Nenhum comentário: