sábado, 9 de abril de 2011

Rio


Achei apenas comum, longe do requinte artístico da Pixar ou mesmo do humor afiado de A Era do Gelo (também de Carlos Saldanha). Pra mim essa foi a maior surpresa, até porque o maior diferencial de A Era do Gelo era o humor... o timing perfeito, o toque de humor negro... Mas vendo Rio ficou a impressão de que isso não vinha de Saldanha mas provavelmente dos roteiristas, co-diretores ou de alguma inspiração passageira.

Canções esquisitas, falta de cenas memoráveis, vilões fracos que não intimidam, romance que não empolga... Realmente não me impressionou. O pior é que eles perderam a oportunidade de mostrar uma versão positiva do Brasil, algo raro por aqui e que parecia ser a proposta do filme pelo trailer. Mas vemos aqui um Rio de Janeiro misto, realista, que tem por um lado a beleza natural, as festas, e por outro o crime e a miséria... Aliás quando lembro do filme, lembro principalmente das cenas de favela... A sequência da Sapucaí por exemplo parece ter sido enfiada no roteiro de última hora e não têm muito propósito.

Se fizerem um brinquedo do filme em Orlando, o mais provável é que seja um passeio na favela da Rocinha em cima da moto roubada.

Rio (Rio / EUA / 2011 / 96 min / Carlos Saldanha)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Madagascar, A Era do Gelo, Monstros Vs. Alienígenas, etc.

NOTA: 6.0

4 comentários:

renatocinema disse...

O trailer não me encantou. Ao ler seu texto fiquei ainda mais com o pé atrás.

Espero sair no dvd.

Caio Amaral disse...

Achei bem comum... Mas praticamente todo mundo está gostando!

Anônimo disse...

Ironicamente, o que achei mais engraçado nesse desenho foi algo que não era pra ser cômico, mas um clichê: o 'beijo de amor verdadeiro' que faz o Blu de repente aprender a voar, perto do fim, e convenientemente salvar a sua'donzela em perigo'. Se fosse um filme da Disney as pessoas provavelmente teriam metido o malho.

Caio Amaral disse...

Haha.. talvez.. mas o filme também foi lançado em 2011.. na época pelo que lembro as pessoas ainda não estavam tãoo alucinadas com essas questões politicamente corretas.. foi piorando acho.. mesmo quando fui ver Frozen há uns 2, 3 anos, não me passou pela cabeça que o filme faria sucesso pelos temas "progressistas".. hoje por outro lado, já entro no cinema esperando esse tipo de discurso.. rs. Abs.