quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como Você Sabe


James L. Brooks (Laços de Ternura, Melhor É Impossível) é um dos meus roteiristas/cineastas favoritos e este filme não é só fraco pros padrões dele - é fraco sob qualquer ponto de vista. Na verdade é uma das histórias de amor mais desinteressantes que eu já vi, pra não dizer pior.

O "como você sabe" do título quer dizer "como você sabe quando ama alguém?" - a história é sobre uma mulher (Reese Witherspoon) que se envolve com 2 caras ao mesmo tempo (Owen Wilson e Paul Rudd), e precisa decidir com qual dos dois vai ficar. Mas não é como em Crepúsculo, onde a menina tem 2 caras altamente desejáveis, ambos loucamente apaixonados por ela. Não... Aqui são todos fracassados, inseguros, pessoas paradas no tempo, que parecem mais estar mendigando do que indo atrás de uma grande paixão. Ninguém de fato ama ninguém - o personagem de Paul Rudd, por exemplo, só precisa de companhia - alguém pra amenizar o seu senso de frustração pessoal.

Ela, por outro lado, não é uma frustrada completa - é apenas alguém sem imaginação que, por nunca ter visto nada melhor na vida, acaba aceitando a mediocridade ao seu redor. É como alguém que sai pra comprar um sapato e, não gostando muito de nenhum, levanta os ombros e leva o melhor que viu pela frente. Nesse filme, a dúvida dela não é entre 2 sapatos ideais, ou quase ideais... É entre um que é mais ou menos bonito porém não serve no pé, e outro que é horroroso, mas que encaixa melhor, embora ainda pegue um pouco dos lados.

Como você sabe? Dica: se você estiver com um sorriso cansado na cara como o da Reese Witherspoon no final desse filme, é porque a resposta é NÃO.

OBS: Não estou desaprovando o filme só porque eu discordo da visão de amor dele, mas porque além de tudo o roteiro é fraco, não há grandes diálogos, cenas, piadas, performances, nem a sensibilidade habitual de Brooks. Nem Jack Nicholson salva.

How Do You Know (EUA / 2010 / 121 min / James L. Brooks)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Cartas para Julieta, Coincidências do Amor, Eu Meu Irmão e Nossa Namorada, Três Vezes Amor, etc.

NOTA: 4.0

3 comentários:

renatocinema disse...

Assino embaixo. Nota 4. Uma decepção. Não cativa, não conquista, não agrada.

Um dos piores filmes em que vi Jack Nicholson atuando. Nem o seu personagem se salva.

lcattapreta disse...

Vc viu o filme que minha irmã me arrastou pra ver em ny no ano novo e eu não sabia o nome!
hahahaha

concordo com tudo ;)

Caio Amaral disse...

Realmente... O James deve ter feito esse pra pagar as contas... Não é possível...