sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Minha Versão do Amor


Fui 3 vezes ao cinema essa semana e veja o que aconteceu: na segunda, o filme pediu pra eu torcer pra bandidos (Velozes e Furiosos 5); na terça, pra eu sentir pena de uma mulher deprimida (Reencontrando a Felicidade); na quarta, pra gostar de um fracassado. Não sei quanto a vocês, mas eu vou ao cinema sempre com a intenção de admirar alguma coisa.

A Minha Versão do Amor é basicamente o retrato de um homem completamente detestável - impulsivo, ignorante, propositalmente feio, arrogante, inconveniente, que faz tudo errado na vida e ainda prejudica os outros. E o filme mostra ele com simpatia, humor, como se fosse um ser incompreendido, mas digno da nossa atenção por algum motivo. Fica difícil aproveitar os detalhes da história quando você já não gosta da intenção inicial do filme. Quem sabe se fosse um roteiro brilhante ou houvesse algo de interessante em termos de estilo, mas não é o caso.

O que salva um pouco é que ao redor dele existem personagens melhores (dá pra falar bem do elenco, que conta com uma participação divertida de Minnie Driver, que anda meio sumida, e de Dustin Hoffman no papel do pai) mas daí fica a pergunta: se o filme é capaz de criar personagens gostáveis (como a 3ª esposa de Barney, que vai entender por que se casou com ele), então por que escolheu contar a história dele??

(Ok, é baseado num livro, mas e eu com isso?)

Barney's Version (CAN, ITA / 2010 / 134 min / Richard J. Lewis)

INDICAÇÃO: Pra quem gosta do Paul Giamatti e do tipo que ele costuma representar (como em Anti-Herói Americano).

NOTA: 6.0

5 comentários:

renatocinema disse...

Uma amiga viu, gostou e me recomendou.

Mas, agora fiquei meio balançado. Será tão perfeito como ela disse?

Caio Amaral disse...

Olha... Recomendo que assista. É um daqueles casos Caio VS. A Humanidade... rss... A grande maioria das pessoas vai aprovar o personagem e nem vai reparar naquilo que me incomodou.

Unknown disse...

confere. é mesmo do James Dean. falha minha...

Bela analise. a imagem do Jurassic Park está brutal. Continuação de um óptimo trabalho!

Dricka disse...

Propositalmente feio foi o máximo! Puxou a cordinha de riso do dia!rsrsrsrsrs

Caio Amaral disse...

Dricka, eu realmente acredito que, exceto em casos muito extremos (deficiência genética, etc), beleza é uma escolha =)