sábado, 28 de maio de 2011

Se Beber, Não Case! 2


Repete a mesma fórmula do primeiro, só que agora na Tailândia. O problema é que esse é um daqueles filmes de uma piada só, e eu pessoalmente não vejo graça em pessoas bêbadas e drogadas (quando são mostradas de maneira simpática, pro espectador se identificar com a situação). Perder a consciência e a postura pra mim é o oposto de se divertir, e essa é a base de todo o humor do filme. A intenção dele é mostrar como seria a noite mais inesquecível de todos os tempos - a diversão definitiva. E a ideia é que pra ser realmente inesquecível, pra começar você não pode se lembrar de muita coisa. (Aliás, começa a ficar um pouco forçada nessa segunda parte a premissa de que toda vez nenhum deles se lembra do que houve na noite anterior. Esse não é o tipo de comédia que permite uma continuação. Foi um evento único, extremo, que justificou 1 filme, mas fazer tudo de novo soa falso, fica óbvio que é só uma desculpa pra ampliar a bilheteria do primeiro filme.) Outro elemento importante é que você tem que destruir muitas coisas - quebrar objetos físicos, principalmente a propriedade dos outros. Além disso, é essencial que você se prejudique de alguma forma irreversível (fazendo uma tatuagem na cara por exemplo) e que você arrisque a própria vida várias vezes. É preciso se ridicularizar, mostrar o quão desprezível você é (os "vilões" do filme logicamente são as pessoas responsáveis, como o pai da noiva). Isto é "viver intensamente".

Humor é complicado e alguma coisa aqui pra mim não funciona. Mas no geral, é apenas mais do mesmo - quem gostou do primeiro não vai se decepcionar muito.

The Hangover Part II (EUA / 2011 / 102 min / Todd Phillips)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Penetras Bons de Bico, American Pie, Cara, Cadê o Meu Carro?, etc.

NOTA: 5.0

2 comentários:

renatocinema disse...

Também não sou fã de comédia nesse estilo.

Mas, o primeiro teve uma idéia básica que me agradou sobre o ponto de vista dos personagens descobrirem o que tinham feito de forma insana. Achei um pouco diferente. Boa opção para substituir o Zorra Total.

Porém, repetir a fórmula é absurdo demais. Me lembra American Pie, outro filme que o primeiro fez um grande sucesso e depois.........fracassou.

Caio Amaral disse...

Exato.. Por mais absurda que seja, a premissa da comédia tem que convencer de alguma forma...