quarta-feira, 11 de maio de 2011

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio


O filme se passa no Rio e pelo visto boa parte foi de fato filmada lá (destacando principalmente as favelas). A crítica americana foi surpreendentemente favorável ao filme, que até certo ponto diverte com algumas cenas de ação completamente exageradas e impossíveis. Mas a diversão é limitada, pois toda a ação física do filme é divorciada de valores e de conteúdo. Os personagens estão saltando de trens, no meio de tiroteios, em perseguições de carro, lutas de braço, e você fica assistindo tudo meio impressionado com o que está acontecendo fisicamente na tela, mas ao mesmo tempo desconectado, sem saber por que deveria estar se importando. Pra quem é pra torcer? Por que eu deveria ficar do lado do Vin Diesel e do Paul Walker se eles estão roubando coisas que não merecem e assassinando pessoas no processo? Só porque eles são os atores principais? Mas quem está certo e quem está errado? Nenhuma pista. Em determinado momento, Vin Diesel tem uma mudança surpreendente de atitude e salva um cara que até então era o seu inimigo. A partir daí eles criam um laço e começam a lutar no mesmo time - o que foi que aconteceu? Por que a mudança? Qual foi a ideia que Vin Diese reavaliou, e por que? Nada.

O propósito do filme é basicamente o de mostrar perseguições fantásticas, carros potentes, machões bombados e mulheres gostosas - suspeito que isso será o suficiente pra maioria das pessoas.

Quem for ver, fique na sala que depois de alguns minutos de créditos há uma cena extra com algumas surpresas.

Fast Five (EUA / 2011 / 130 min / Justin Lin)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Os Mercenários, Esquadrão Classe A, da série Carga Explosiva, Onze Homens e Um Segredo, etc.

NOTA: 5.0

2 comentários:

Unknown disse...

Eu, particularmente, achei o filme mais nonsense da temporada, com um segundo lugar muito próximo para "Eu sou o número quatro".

A verdade é que o filme é capaz de não ter absolutamente nada a prender o telespectador exceto as cenas de ação exageradas. Parece lugar-comum, isso se aplica a muitos filmes. Mas acho que eles conseguiram levar isso pra um novo patamar com esse filme.

renatocinema disse...

Eu acho que só paro para assistir num sábado chuvoso, quando o dvd estiver em casa dando sopa e sem opções.

Ação e ponto. Sem conteúdo.