domingo, 12 de junho de 2011

Namorados Para Sempre


É quase uma pegadinha de mau gosto lançar esse filme no fim de semana do dia dos namorados - ainda mais com esse título que certamente vai atrair alguns casais desavisados, que na hora que virem a cena da seringa espetando a vagina da protagonista irão perceber que escolheram o filme errado.

O filme foi indicado ao Oscar de melhor atriz pra Michelle Williams (Ryan Gosling merecia tanto quanto ela uma indicação) e mostra a deterioração de um relacionamento entre dois jovens, ao mesmo tempo em que revela através de flashbacks como foi que tudo começou, fazendo uma comparação contrastada entre o início e o fim.

Isso pode dar a impressão de que o filme é pessimista e não acredita nos relacionamentos - mas eu achei o contrário: o filme não diz que o amor é impossível e que todos os relacionamentos estão fadados ao fracasso. Não, ele diz que ESSE relacionamento específico, entre essas duas pessoas, estava fadado ao fracasso. E estava mesmo! Vendo como tudo começou, fica claro que a atração entre os dois era muito vaga, superficial. Ele se apaixona por ela à primeira vista, baseado na aparência e em trejeitos no máximo - e ela em nenhum momento pareceu estar encantada por ele. Deve ter achado ele "fofo", "bonitinho" no começo, e foi deixando o tempo passar até que confundiu isso com romance e acabou grávida.

Ou seja, o filme não é pessimista e sim realista (e pra mim isso já é quase otimismo). Se o filme tivesse mostrado um início ideal de relacionamento, entre duas pessoas realmente apaixonadas e compatíveis, e mostrasse o mesmo destino fracassado, isso seria pessimismo.

SPOILER!!!

Se os dois não se separassem no final, e o filme mostrasse eles sentados na varanda, fazendo as pazes, aceitando aquela situação medíocre com um sorriso amargo no rosto e um violãozinho tocando ao fundo, isso também seria pessimismo, pois o filme estaria dizendo "a realidade é essa, não espere mais da vida".

Do jeito que está, é um filme positivo e sensível que apenas mostra uma história de amor que não deu certo - não pra te deprimir, te deixar pra baixo, mas talvez pra servir de exemplo, dizendo "olha, se o seu relacionamento estiver DESSE jeito, caia fora imediatamente".

Blue Valentine (EUA / 2011 / 112 min / Derek Cianfrance)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Reencontrando a Felicidade, Foi Apenas um Sonho, etc.

NOTA: 7.5

5 comentários:

renatocinema disse...

Gosto de filmes realistas.

Acho que precisamos parar com essa mania de que todos os finais precisam, obrigatoriamente, ser "bonzinhos". A realidade é mais crua, dura e impactante.

Agora o marketing do filme, ao lançar esse filme no mês dos namorados, deu show de como enganar 80% do público que irá assistir ao filme. A grande maioria irá buscar algo feliz no final.

Unknown disse...

Cara gostei do post... seu blog é muito bacana e o seu ponto de vista é interessante, racional e realista.

Caio Amaral disse...

Renato, eu gosto da realidade, desde que seja bem editada, rssss. Se não fica com cara de filme de arte francês, que não é o caso desse. Mas a distribuidora forçou mesmo na tradução do título, pq "Namorados Para Sempre" nem tem lógica dentro dessa história..! Abs.

Obrigado Rogério! Fico feliz com o comentário.

Tiffany Noélli disse...

Estou inspirada para escrever em seu blog hahaha... Vi o filme antes de ontem e adorei! Tem razão, não é pessimista e sim realista. Quantos casos eu conheço de casais que ficam por ficar e os dois acabam eternos infelizes. Acho deprimente isso! Separa logo, é o melhor. Caio, viu os créditos finais??? Mto legal... Bjs

Caio Amaral disse...

Legal que gostou. O que tem nos créditos mesmo? Não to lembrado agora... bjs