quinta-feira, 30 de junho de 2011

Transformers: O Lado Oculto da Lua


O mais incrível desse filme é que fiquei 2 horas e meia olhando pra tela e acho que nenhum minuto isolado fez algum sentido!

Pra mim, qualquer bom filme funciona mais ou menos como uma equação matemática: os símbolos vão sendo apresentados pra gente um de cada vez, nós vamos interpretando o significado de cada um deles, associando-os aos outros que vimos anteriormente, armazenando tudo numa estrutura cada vez maior, até que no final chegamos a um significado - um significado que depende da relação de todos esses elementos, e que perderia o sentido caso um "x" fosse substituído por um "y".

Transformers 3 é como uma equação - uma equação feita por uma pessoa demente, que em nenhum momento entendeu que esses símbolos significam alguma coisa, e achou que bastaria fazer uma colagem de letrinhas e sinaizinhos, organizados num formato que imitasse vagamente o de outras equações que ela viu antes.

A única maneira de aproveitar a loucura que é esse filme é sendo igualmente insano - reagindo apenas ao imediato, ao que se vê na tela naquele instante, sem fazer qualquer tipo de associação com o que veio antes, sem nenhuma expectativa em relação ao que virá depois - apenas se divertindo com uma frase engraçadinha, com um carro bonito, com uma garota de lábios sensuais, até que os estímulos acabem e as luzes do cinema se acendam.

Sem exagero, em termos de super-produções é uma das piores coisas que eu já vi! Chega a ser inacreditável. E pior do que o filme em si é encontrar o nome de Steven Spielberg nos créditos finais como produtor executivo. Se eu saí da sala tendo calafrios de vergonha alheia só de ter assistido ao filme, fico imaginando ele que teve que assinar embaixo!

Transformers: Dark of the Moon (EUA / 2011 / 157 min / Michael Bay)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Transformers 2, O Incrível Hulk, O Escorpião Rei, etc.

NOTA: 2.5

2 comentários:

Rafael W. disse...

Prefiro esperar o fim do mundo, obrigado ;)

http://cinelupinha.blogspot.com/

Caio Amaral disse...

Nem precisa esperar Rafael, este filme já É o fim do mundo de certa maneira!! Rssss.