quarta-feira, 22 de junho de 2011

Um Lugar Qualquer


Escrito e dirigido por Sofia Coppola (As Virgens Suicidas, Encontros e Desencontros, Maria Antonieta), o filme mostra o dia a dia de um homem infeliz, drogado, completamente apático e desinteressado pela vida (Stephen Dorff), que ficamos sabendo ser um astro de filmes de ação de Hollywood. Ele tem uma filha pré-adolescente (Elle Fanning, irmã da Dakota), e o filme basicamente fica intercalando momentos vazios da vida dele (fazendo sexo sem significado, trabalhando na promoção de seu último filme, etc) com alguns momentos um pouco mais agradáveis junto com a filha, jogando vídeo game e fazendo coisas sem importância.

A vida dele não tem propósito (ele mesmo reconhece isso) mas o problema é que o próprio filme não tem propósito, e parece ter sido feito por um cineasta igualmente apático e desmotivado.

Não há conteúdo, psicologia, apenas um certo bom gosto técnico, uma leve tentativa de originalidade (o filme tem algumas imagens interessantes e fora do comum, embora fora de contexto) e um leve tom de cinismo ou "crítica", tentando se passar por inteligência - como um zoom longo e silencioso no rosto de Stephen Dorff tirando um molde da cabeça pra fazer uma maquiagem especial para um filme:

Uma crítica ao látex, imagino.

É um caso não muito extremo de Subjetivismo. O filme levou o Leão de Ouro em Veneza, mas ninguém levou isso muito a sério, afinal o presidente do júri era Quentin Tarantino, ex-namorado de Sofia.

Somewhere (EUA / 2010 / 97 min / Sofia Coppola)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Flores Partidas, Encontros e Desencontros, etc.

NOTA: 4.0

3 comentários:

renatocinema disse...

A sinopse me parecia boa. Os filmes da diretora, até então, me agradaram.

Porém, se mereceu nota 4 e eu tenho tanto filme bom para assistir, não correrei o risco. Não agora.

Rafael W. disse...

O único da Coppola que assisti até agora foi Maria Antonieta, e achei maravilhoso. Portanto, ainda estou animado pra esse Um Lugar Qualquer, embora me pareça um pouquinho superestimado.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Caio Amaral disse...

Oi Renato.. É que eu já não vou com a cara da Sofia.. Mas se vc gosta do trabalho dela em geral, recomendo o filme, apesar de me parecer o mais sem graça que ela fez.

Oi Rafael.. Puxa, no Maria Antonieta eu só consegui admirar a fotografia e os figurinos.. Abs.