segunda-feira, 6 de junho de 2011

X-Men: Primeira Classe


Do mesmo diretor de Kick-Ass, este é um X-Men "como tudo começou" (já fizeram um filme assim sobre o Wolverine, que neste só faz uma aparição rápida).

A ideia de um "grupo de heróis" pra mim soa contraditória, pois um herói deveria ser alguém muito raro, especial. Num filme onde todos são especiais, ninguém é especial, e o filme não percebe isso; ele ainda acha que a plateia ficará admirada ao ver um X-Men erguendo um submarino, como se aquilo fosse fora do comum no contexto do filme. Mas pra mim o problema maior é que o filme acha que ser herói significa ter certas habilidades físicas. Sim, super-heróis costumam ter habilidades físicas, mas se isso não estiver associado a uma personalidade admirável, um estilo de vida fascinante, não serve pra nada (já o contrário não é verdade; existem muitos heróis no cinema que não têm super-poderes mas mesmo assim são fascinantes). Este X-Men mostra um grupo de pessoas normais, particularmente inseguras, que apenas herdaram habilidades físicas fora do comum (que são sentidas mais como deformidades do que talentos), e usam essas deformidades não pra atingir suas metas, seus desejos, o que seria mais interessante, mas para servir a nação, o grupo, etc.

No fundo é uma mensagem de auto-ajuda: "Todos temos defeitos", "Devemos nos aceitar do jeito que somos", "Somos todos especiais de alguma forma". Achei que a Katy Perry fosse entrar no final cantando "Baby, you're a firework"...

De qualquer forma, é um filme bem produzido, dentro da média, não-constrangedor e com alguns bons atores (é o terceiro filme que vejo esse ano com a Jennifer Lawrence - a Mística - indicada ao Oscar esse ano por Inverno da Alma, e gostei muito dela nos 3).

X-Men: First Class (EUA / 2011 / 132 min / Matthew Vaughn)

INDICAÇÃO: Quem gosta de Homem de Ferro, da série Heroes, Glee...

NOTA: 6.0

2 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Eu acho que o filme tem um roteiro de fácil assimilação, bem feito e instigante, que permite ser mais excitante que a própria trilogia X-Men. Além disso, empolga, tem ritmo e o elenco convence. Dou nota 8!

Caio Amaral disse...

Oi Cristiano.. me explique de que forma o filme "instiga", "empolga" e "excita".. Não posso argumentar contra sensações, hehe.