terça-feira, 12 de julho de 2011

Você Não Conhece Jack


Filme produzido pra TV sobre a vida de Jack Kevorkian (o "Doutor Morte"), médico americano polêmico que desafiou a lei nos anos 90 e começou a realizar diversos suicídios assistidos em pacientes com doenças terminais (ele não podia ser preso pois não havia nenhuma lei que proibisse alguém de ajudar um suicida).

O cartaz do filme mostra um close de Al Pacino - um rosto sem cor, com sombras escuras, um olhar profundo e um sorriso malicioso. Embaixo lemos a pergunta "Este é o rosto de um assassino?". Parece que era pra ser uma ironia (as pessoas olhariam a foto e pensariam "óbvio que um rosto tão confiável não pode ser de um assassino"), mas com a foto que escolheram a gente acaba ficando na dúvida - Pacino até que lembra sim um assassino! É essa falta de posicionamento que impede o filme de se tornar melhor - quando o filme acaba nós sentimos a mesma dúvida: Será que Kevorkian era um herói? Será que ele era meio insano? A justiça estava certa ou errada? Acho que o filme teria sido mais satisfatório se tivesse sido feito por alguém que realmente apoiasse a eutanásia - ou então se tivesse explorado a ambiguidade do personagem e tornado isso o tema do filme (Kevorkian estava moralmente certo quanto à eutanásia, mas mesmo assim era um cara meio excêntrico e sinistro; basta ver alguns dos quadros que ele pintava).

De qualquer forma é uma história bem narrada, sobre valores, conflitos morais importantes, e tem ótimas performances de Al Pacino e Susan Sarandon. A direção é de Barry Levinson (Rain Man). Vale a pena ficar de olho nesses filmes feitos pra TV porque o padrão de qualidade tem superado o do cinema.

You Don't Know Jack (EUA / TV, HBO / 2010 / 134 min / Barry Levinson)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Milk - A Voz da Igualdade, Uma Lição de Vida ("Wit").

NOTA: 7.5

2 comentários:

renatocinema disse...

Com esse grande ator e uma grande sinopse........o filme fica muito atrativo, sem dúvida.

Caio Amaral disse...

É desses que saem na locadora e ninguém pega por não saber do que se trata.. São os mais importantes de indicar, hehe. Abs!