sábado, 10 de setembro de 2011

Apollo 18 - A Missão Proibida


Estão em alta esses filmes de terror que fingem ser gravações perdidas de eventos sobrenaturais (começou com A Bruxa de Blair mas a moda continua até hoje com REC, Cloverfield, Atividade Paranormal, etc). Esse tenta explicar por que o homem nunca mais voltou à lua, revelando os vídeos da última missão - uma viagem secreta feita após a Apollo 17, que pensávamos ter sido a última.

Mas tudo é tão falso que não dá nem pra brincar de estar sendo enganado (um dos "astronautas" diz que há um lado escuro da lua que nunca é tocado pelo Sol - uma grande asneira se você parar 10 segundos pra pensar). E pra começar, (SPOILER) como o material foi recuperado, se a Apollo 18 foi a última a ir à lua? Será que bilhões foram gastos numa Apollo 19, só pra recuperar os vídeos?!

Mas tudo isso é irrelevante. O filme é até curioso em termos de história - não é como Atividade Paranormal, que se resume a provocar sustos - o problema é que os personagens são muito vazios e distantes pra gente se importar, e o vilão também é fraquinho e não assusta.

O lance de simular ser um documentário pode até parecer uma boa ideia a princípio, pra tornar o filme mais realista e aterrorizante, mas quando se trata de algo obviamente falso, isso se torna só mais uma distração e incentiva a gente a ficar procurando erros (por exemplo, a gravidade na lua que parece igual à da Terra).

Teria gostado mais de um filme convencional onde a gente pudesse ver direito a paisagem lunar, conhecer melhor os personagens, etc. Mas claro, isso exigiria um orçamento muito maior. E um roteirista melhor.

Apollo 18 (EUA-CAN / 2011 / 86 min / Gonzalo López-Gallego)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Atividade Paranormal, Contatos de 4º Grau, etc.

NOTA: 5.0

Nenhum comentário: