domingo, 6 de novembro de 2011

O Palhaço


Remetendo a A Estrada da Vida de Federico Fellini, o filme foi co-escrito, dirigido e estrelado por Selton Mello e mostra uma trupe de circo que viaja por cidadezinhas do interior de Minas Gerais apresentando números (infelizmente) muito sem graça, tanto pra plateia do circo quanto pra plateia do cinema.

No centro do filme está o palhaço Benjamim (Selton), que parece estar passando por uma crise existencial - questionando se "nasceu" mesmo pra ser um palhaço ou se deveria explorar outros talentos. Mas na verdade esse conflito só fica explícito após 1 hora de filme - não é correto dizer que o filme é sobre isso ou sobre qualquer outra coisa, até porque tudo é resolvido de maneira muito casual. O filme é basicamente um retrato naturalista da rotina dessa trupe; não chega a ter um arco dramático, uma história, personagens bem desenvolvidos... A característica do filme naturalista é justamente não ter enredo (que pra mim é um elemento indispensável do cinema, por isso não gosto muito desse tipo de filme).

É um filme mais "contemplativo". Geralmente quem gosta de filmes assim costuma dizer que achou o filme "poético", sem saber definir bem o que é isso. Esse conteúdo vem muito mais das emoções do público do que do filme em si; o filme serve mais como uma base pra essas divagações pessoais da plateia, que vai preenchendo as lacunas por conta própria (os closes nos ventiladores, por exemplo, são exemplos desses vazios que o espectador pode confundir com conteúdo). Eu não colaboro dessa forma com os filmes que assisto.

O Palhaço (BRA / 2011 / 90 min / Selton Mello)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Cinema, Aspirinas e Urubus, Viagem a Darjeeling, A Estrada da Vida (embora todos esses sejam mais interessantes).

NOTA: 4.0

2 comentários:

Thiago P. disse...

Eu não quis arriscar. Eu tive a infelicidade de ver o primeiro "filme" do Selton Mello. Feliz Natal, daqueles filmes de vaiar de pé...

Caio Amaral disse...

Vaiar de pé é sempre ótimo né, hahah. Esse Feliz Natal eu não vi.. pelo que vi parecia ser algo mais intenso pelo menos.. sei lá.. Esse aqui é bemmm paradão e nada acontece. Dá pra assistir fazendo palavra cruzada.. rss.