quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Não Sei Como Ela Consegue


Comédia água-com-açúcar que mostra a vida de Kate Reddy (Sarah Jessica Parker), o arquétipo da mulher moderna; a mãe independente, trabalhadora, bem vestida, que além de parir e criar os filhos, também é capaz de sustentar a casa e inutilizar o marido.

A intenção do filme parece ser a de retratar uma mulher ideal; você deveria sair da sala sentindo "Nossa, como eu gostaria de ser como ela" (ou me casar com uma mulher como ela). O problema é que o que o filme mostra não é uma mulher ideal, e sim a versão já "humanizada" dela, pondo toda a ênfase nas imperfeições, naquilo que torna ela "real", mas sem mostrar as qualidades; aquilo que justificaria fazer um filme sobre tal pessoa (parece quase como uma oferta de fuga pra plateia - "veja, ninguém é perfeito, continue do jeito que você está").

Outro problema é que toda a luta da personagem é pra atingir uma vida feliz, equilibrada - porém o conceito de felicidade aqui - o lugar onde ela quer chegar - soa extremamente convencional e desinteressante. No fundo não parece que ela está lutando pra ser feliz e sim pra ser normal; pra se enquadrar nas normas da sociedade - como se obedecendo a todos os clichês que formam a imagem de uma família feliz (se reunir pra montar o boneco de neve) ela fosse capaz de se sentir realizada (quando essa cena finalmente acontece no filme a gente pode quase ouvir ela gritando por dentro "Viva, eu me enquadrei! Eu obedeci às regras! Me tornei igual a todo mundo, agora ninguém poderá me culpar!").

São noções superficiais como essa que tornam o filme insatisfatório, embora em vários momentos ele divirta (Sarah é sempre carismática) e no geral funcione como passatempo.

I Don't Know How She Does It (EUA / 2011 / 89 min / Douglas McGrath)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Uma Manhã Gloriosa, Simplesmente Complicado, Ele Não Está Tão a Fim de Você, etc.

NOTA: 5.5

2 comentários:

Tiffany Noélli disse...

Amo as roupas da Jessica Parker... Nunca erra nos sapatos... Eu amo os filmes dela, quero assistir esse... ;)

Caio Amaral disse...

Aqui ela é basicamente a mesma personagem que fazia em Sex and the City.. Moderna, popular, sempre bem vestida, etc. Se gosta dela, provavelmente irá gostar do filme.