sábado, 10 de março de 2012

John Carter: Entre Dois Mundos


Superprodução da Disney sobre um veterano da guerra civil americana que é inesperadamente teletransportado para Barsoom (Marte), um planeta desértico habitado por criaturas exóticas no estilo Star Wars/Avatar e que está no meio de sua própria guerra. O desejo de Carter é apenas voltar pra casa, mas ele acaba se vendo preso no conflito entre as cidades e no processo se apaixona por uma princesa marciana.

O filme é baseado numa série famosa de livros de fantasia; foi co-escrito e dirigido por Andrew Stanton, roteirista de filmes da Pixar e diretor de Procurando Nemo e Wall-E. Stanton recentemente deu uma palestra brilhante no TED falando sobre narrativa e revelando os segredos das grandes histórias. Assistindo John Carter, uma pergunta me assombrava: como uma pessoa pode ter um discurso tão esclarecido, dominar tão profundamente a teoria sobre algo, e na prática cometer os mesmos erros de sempre?

Pra começar, pra um filme cujo título é o nome do herói, Carter é um personagem extremamente fraco - não há nada de muito interessante ou especial nele, nem muito carisma ou personalidade tem o ator Taylor Kitsch; o filme passa mais tempo tentando fazer ele parecer gostoso do que gostável. Além disso, ele só quer ir embora de Marte e nada do que acontece lá é muito envolvente, nem pra ele nem pra plateia. Nem o romance convence (embora a heroína Lynn Collins seja uma das melhores coisas do filme).

O visual e os efeitos especiais são incríveis (vale a pena ver em IMAX 3D), a direção é elegante, mas no fim John Carter parece uma versão fraca de Avatar e de muitas coisas que você já viu. Longe de ser um fiasco, mas pela ambição e potencial do projeto, deixa muito a desejar.

John Carter (EUA / 2012 / 132 min / Andrew Stanton)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Tron: O Legado, O Príncipe da Pérsia, Star Wars: Episódio 1, etc.

NOTA: 6.5

Um comentário:

Rafael W. disse...

Então provavelmente não irei gostar desse.

http://cinelupinha.blogspot.com/