domingo, 4 de março de 2012

A Mulher de Preto


Um jovem advogado (Daniel Radcliffe) viaja sozinho a trabalho pra um vilarejo distante onde deverá regularizar os documentos de uma mansão abandonada que será vendida. A mansão tem um histórico de tragédias e é assombrada pelo espírito de uma mulher vestida de preto.

Achei o filme idiota e, antes de tudo, chato; uma versão teen e descartável de dezenas de outros filmes (foi baseado num livro de 1983 que gerou uma peça de sucesso e um filme pra TV em 89, que parece bem melhor). Ele só passa a impressão de ser mais sério que um Atividade Paranormal por ser de época, ter uma produção mais rebuscada. Mas no fundo é apenas uma maquininha vazia de dar sustos que produz um "boo" a cada 5 minutos pra não matar a plateia de tédio, usando apenas clichês e truques baratos.

Não há força na trama, nos personagens. Por que Daniel quer investigar os mortos? É um clichê desse tipo de filme: quando um personagem se depara com uma assombração, o procedimento é tentar descobrir sua identidade, puxar a árvore genealógica do espírito, investigar as circunstâncias de sua morte... Quem agiria assim?!

Daniel passa boa parte do filme seguindo pegadas, barulhos, mostrando que quer encontrar os fantasmas. Daí quando ele encontra, faz cara de pânico e foge. Logo em seguida, começa a perseguir outros barulhos, e depois foge de novo - ele quer ou não quer achar os espíritos? Se quer, por que? Qual o interesse dele? Até onde sei isso não faz parte do seu trabalho nem de seu interesse pessoal. Se ele não quer, por que fica voltando à casa? A resposta mais provável é: porque o filme precisa ter 90 minutos.

The Woman In Black (Inglaterra, Canadá, Suécia / 2012 / 95 min / James Watkins)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Atividade Paranormal, O Orfanato, A Chave Mestra.

NOTA: 3.5

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha o filme é muito bom, você que é babaca de escrever isso, se toca.

Caio Amaral disse...

Retardado..