quinta-feira, 29 de março de 2012

Pina


Documentário em 3D sobre a coreógrafa alemã de dança moderna Pina Bausch, que morreu em 2009 (os leigos, como eu, podem lembrar dela do número das cadeiras que aparece no início de Fale com Ela). O filme, dirigido por Wim Wenders, foi indicado ao Oscar de melhor documentário e estranhamente (por ser um documentário) foi a seleção oficial da Alemanha pra concorrer à vaga de melhor filme estrangeiro.

A fotografia e as locações são muito bonitas, os números de dança são bem encenados, e é apenas nesse sentido que eu considero esse um bom documentário (no fundo ele está mais pra um concert film - um show - do que pra um documentário convencional). Sobre Pina Bausch em si não ficamos sabendo muita coisa (suas ideias, influências, processo criativo, vida pessoal, não há entrevistas de arquivo, etc). Pelo contrário - os depoimentos dos amigos a tornam ainda mais distante, transformando-a quase numa criatura mágica, de outra dimensão, alguém que "via tudo mesmo com os olhos fechados".

O estilo dela é o oposto do que eu gosto em dança. Primeiro porque dança é uma maneira de expressar música, que é a base - a arte primária. Separada da música, dança pra mim não tem muito valor - e aqui, boa parte dos números são feitos em cima de sons que nem sempre são música e, quando são, parecem servir mais de pano de fundo. Além disso, não gosto do universo dela: o que Pina projeta com sua dança é dor, desespero, um homem primitivo, fraco, em desarmonia com o mundo, fazendo bizarrices, etc. Se fosse um documentário sobre a artista eu teria me interessado mais; mas como é basicamente uma apresentação do trabalho dela, tudo depende de você gostar ou não desse tipo de dança. Eu não gosto.

Pina (Alemanha, França, Reino Unido / 2011 / 103 min / Wim Wenders)

INDICAÇÃO: Pra quem gosta de dança moderna.

NOTA: 4.0

5 comentários:

renatocinema disse...

Outro comentário de quem não gostou do filme.

To fora.

Caio Amaral disse...

Jura..? Achei que só eu não tivesse gostado.. O pior foi ver uma menina de uns 10 anos de idade falando pro pai que tinha gostado do filme no fim da sessão.. rsss. Foi uma sensação meio "o mundo está perdido"..

laura disse...

que pena! mas fico feliz pela menina... o mundo nao esta perdido! Deve ser difícil gostar de outros filmes de Win Wenders então, já que a dor, solidão e desespero foram ali retratados também... Mas gosto não se discute!

laura disse...

Desculpe, nao tinha lido ao lado, que não era para postar se não concordasse. ignore o que eu disse...

Caio Amaral disse...

Huahau. Laura, tá falando do texto do meu perfil? Coloquei aquilo porque tem gente que pensa exatamente o oposto de mim e entra aqui apenas pra anunciar isso, não pra trazer um novo argumento, não pra discutir ideias, etc. A pessoa chega na defensiva, faz um comentário vazio e é mal educada, rs. É comum isso, por isso o alerta. Mas quem quiser discutir inteligentemente é sempre bem vindo!

Eu vi só uns 5 filmes do Wenders e de fato não gostei de nenhum. Mas o motivo não é simplesmente pelo fato dele projetar desespero e dor. Isso É parte do motivo, mas se fosse só isso eu não gostaria do Lars von Trier, do Kubrick, do Bergman, etc. Bjs