terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto X - Uma Festa Fora de Controle


Comédia adolescente na tradição de Porky's, American Pie, Superbad, que pega carona no sucesso de Se Beber, Não Case (lembra as fotos da festa nos créditos finais? Imagine um filme inteiro sobre aquilo).

3 alunos losers do colegial querem transar e se tornar populares e resolvem dar uma festa na casa de um deles enquanto os pais estão fora. Só que a notícia se espalha e o que era pra ser um aniversário pra 50 pessoas sai do controle e vira praticamente uma rave, onde todo tipo de catástrofe acontece. Ou seja, é a festa dos sonhos de muito nerd reprimido. O filme é feito no estilo "found footage" - todas as imagens vêm de câmeras pessoais/celulares, muitas filmadas pelo próprio elenco.

Claro que os garotos são idiotas e o filme reforça minha impressão de que muita gente que se diverte dessa forma faz isso pra impressionar outras pessoas, por se sentir inferior, não porque está fazendo algo que gosta de fato.

Mas no fim o filme funciona, pois ele é muito mais uma tiração de sarro dos garotos e da situação do que uma glorificação do vandalismo. É tudo tão exagerado, surpreendente, oposto do correto, que vira um pastelão (há sempre uma linha tênue entre comédia e drama; se por exemplo o filme focasse demais no dono da festa e na preocupação dele em não destruir a casa, poderia virar um filme irritante sobre a culpa).

Nas semanas após o lançamento nos EUA, várias festas foram feitas inspiradas no filme, resultando em prisões, casas com prejuízos superiores a 100 mil dólares, tiroteios e até uma morte.

Project X (EUA / 2012 / 88 min / Nima Nourizadeh)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Se Beber, Não Case, Superbad, Caindo na Estrada, Porky's, etc.

NOTA: 7.0

Um comentário:

Rafael W. disse...

Quero muito conferir.

http://cinelupinha.blogspot.com.br/